São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basquete feminino joga a final do Mundial

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira feminina de basquete conquistou o melhor resultado de toda a sua história, ontem, em Sydney, Austrália: se classificou para a decisão do Campeonato Mundial ao derrotar os EUA por 110 a 107.
Com a medalha de prata assegurada, as brasileiras disputam o título com a China que bateu a Austrália por 66 a 65.
A decisão acontece às 17h em Sydney (4h da madrugada de sábado para este domingo no horário de Brasília). Na preliminar, EUA e Austrália jogam pelo bronze.
Nos dez Mundiais que disputou anteriormente, dos 11 realizados, o melhor resultado das brasileiras tinha sido a medalha de bronze (terceiro lugar) no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 1971.
Depois daquela conquista, o Brasil teve vitórias com repercussão internacional nos Jogos Pan-americanos de Havana/91 e, em Vigo, Espanha/92, quando conquistou pela primeira vez vaga para participar da Olimpíada.
No último Mundial, em 90, na Malásia, as brasileiras tiveram péssima campanha e terminaram em 10º, um posto atrás da China. As chinesas levaram vantagem na disputa do nono lugar.
O título foi vencido pelos EUA, que chegaram ao bi, à frente da Iugoslávia (prata) e Cuba (bronze).
Neste campeonato da Austrália, o Brasil perdeu para a China nas quartas-de-final por 97 a 90, mas foi um jogo equilibrado. O retrospecto dos últimos 14 jogos entre as duas equipes mostra uma vantagem para as chinesas de 9 a 5.
As brasileiras jogaram com determinação na semifinal contra os EUA. A vitória foi comandada por Paula, Hortência e Janeth, que tiveram excelente apoio das novatas Roseli, Alessandra, Cíntia e Leila.
O Brasil terminou o primeiro tempo na frente (57 a 54). Seguiu liderando o marcador, embora os EUA tenham tido vantagens (59 a 58, 69 a 68 e 92 a 91). Mas as brasileiras tiveram tranquilidade para recuperar a vantagem e garantir a vitória (110 a 107).

Equipes e marcadoras:
Brasil - Hortência 32, Paula 29, Janeth 22, Ruth 6 e Alessandra (cinco inicial), mais Leila 13, Roseli 3, Cíntia 5; EUA - Teresa Edwards 15, Jennifer Azzi 5, Andrea Lloyd 9, Katrina McClain 29, Daedra Charles 9 (cinco inicial), Dawn Stanley 12, Ruthie Bolton Holifield 17, Sheryl Swoopes 5, Lisa Leslie 5, Carla McGhee 1 e Dena Head.

NA TVBandeirantes, ao vivo, às 4h, Brasil x China

Texto Anterior: Paula e Hortência são os destaques
Próximo Texto: Time viaja para torneio na República Tcheca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.