São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Peça mostra gnomo "politicamente correto"

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA "FOLHINHA"

Peça mostra gnomo 'politicamente correto'
"O Gnomo e a Árvore Encantada" não acrescenta informações sobre os seres mágicos mas envolve as crianças
A peça "O Gnomo e a Árvore Encantada" é mais uma produção para crianças mostrando gnomos, personagens em moda na literatura infantil brasileira –que conta com boa quantidade de títulos sobre o assunto.
"O Gnomo e a Árvore Encantada", com texto de Rosana Rios e Eliana Martins e direção de Fernando Gomes, é uma montagem que merece destaque. É bem feita e mantém as crianças atentas.
O texto parte do pressuposto que gnomos existem –só resta às crianças acreditarem– e não dá muitas explicações sobre os estranhos seres.
Há bonecos maravilhosos em cena, que andam com desenvoltura e imprimem veracidade à existência de Sbrigh e sua mulher, os gnomos do enredo.
Eles aparecem aos humanos porque estão à procura de uma árvore encantada e precisam de ajuda para encontrá-la.
Duas crianças, Tuti (Silvana Teixeira) e Tuco (Fábio Saltini), se incumbem da missão de ajudá-los e unen-se contra um malvado vizinho (Fernando Gomes), dono de um terreno cheio de árvores.
Ele quer derrubá-las para constuir um edifício. Tuti e Tuco vão impedi-lo para, desse modo, salvar a espécie dos gnomos.
A trama transforma o mundo maravilhoso dos gnomos em uma simples aventura que envolve crianças.
Mas é "politicamente correta", ainda que não problematize a questão ou acrescente outras informações ao repertório do público infantil.
Tudo está no lugar certo. O desenvolvimento da ação é ágil. Os bonecos são manipulados com mestria técnica e o cenário, embora tradicional –a casa, a cerca, a árvore– é atraente.
A mesma coisa acontece com o figurino. Silvana representa a menina de trancinhas vestida com o macacão típico. O personagem de Saltini é o menino de mochila, bermuda e tênis incrementado.
Silvana Teixeira, que integrava a equipe do programa "Bambalalão" na TV Cultura, domina a platéia. Mostra que herdou a fórmula do contato com o auditório da TV. Saltini é engraçado. Ele faz com naturalidade o papel de menino travesso.
Literatura
Alguns livros que tratam do tema têm qualidade, mostram lendas variadas sobre gnomos, fadas, duendes e outros seres que encantam as crianças.
Um destaque entre os títulos que estão no mercado é "Duendes e Gnomos", de Heloisa Prieto (Companhia das Letrinhas).
O livro é uma espécie de dicionário de personagens mágicos que inclui o Saci na categoria dos duendes.
Segundo o livro, os gnomos são de carne e osso e vivem cerca de 600 anos. Teriam surgido na Índia, criados pelo deus Vishnu.
Eles estão presentes nos contos dos irmãos Grimm, espalhando doçura a pessoas de bom coração.

Peça: O Gnomo e a Árvore Encantada
Direção: Fernando Gomes
Elenco: Silvana Teixeira, Fábio Saltini, Fernando Gomes e Jane Mamede
Onde: Teatro Alfredo Mesquita (av. Santos Dumont, 1.770, tel. 011/299-3657)
Quando: Sábados e domingos, às 16h
Quanto: CR$ 4.000

Próximo Texto: ARTES PLÁSTICAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.