São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos 'dominam' grandes feiras em SP

JOSÉ VICENTE BERNARDO
EDITOR-INTERINO DO TUDO

Pequenas e microempresas de vários Estados do país invadiram São Paulo na semana passada para participar de algumas das maiores feiras do Brasil.
Na 42ª Fenit (Feira Internacional da Indústria Têxtil), 265 pequenas confecções de 17 Estados ocuparam 3.000 m2 do Pavilhão de Exposições do Anhembi.
No Salão Internacional de Brindes e Presentes, que terminou ontem no Expo Center Norte, 100 dos 300 expositores eram microempresários.
Sua participação foi facilitada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que arcou com até 75% dos custos dos estandes. O preço do m2 na Fenit chegou a US$ 50.
Sérgio Roberto de Souza, 47, do Sebrae, coordenou a participação dos pequenos na Fenit. Segundo ele, o número de expositores "via Sebrae" cresceu de 190 no ano passado para os atuais 265.
"Trazemos os empresários para que eles sintam a importância de participar de feiras como essa, onde podem avaliar o preço e a qualidade dos concorrentes suas estratégias de marketing", diz Souza.
A expectativa do Sebrae era que o volume de negócios chegasse a US$ 7 milhões na Fenit.
Em 95, no entanto, a participação dos pequenos subsidiados pelo Sebrae na Fenit vai diminuir. "Vamos reduzir o número de expositores para cem. A idéia é privilegiar os de maior qualidade e as feiras estaduais", diz Souza.
Ao lado da Fenit foi realizada a Fenatec (Feira Internacional de Tecelagem), com representantes da Argentina, Alemanha, França e Estados Unidos.

Texto Anterior: Como montar uma fábrica de produtos de limpeza?
Próximo Texto: Fabricantes lançam máquinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.