São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Periferia

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Na Globo, o Fantástico deu escondido, lá pelo meio e sem manchete. Afinal, não era no Rio de Janeiro, de Brizola. Mas registrou que foram "duas grandes chacinas". A primeira no Itaim Paulista, "na periferia". A outra em Taboão da Serra, numa "casa pobre, também de periferia". As duas na Grande São Paulo.
Tamanho horror foi manchete no Jornal de Domingo, da Bandeirantes, e no Jornal da Cultura. No primeiro: "Domingo sangrento em São Paulo. Dezoito pessoas morrem em duas chacinas." No segundo: "Violência na madrugada em São Paulo. Doze pessoas foram mortas dentro de casa. Só um bebê de sete meses escapou da chacina."
Ainda na Cultura, veio a confirmação de que se trata, no caso dessa última, com doze mortos em Taboão da Serra, da "maior chacina que já aconteceu na Grande São Paulo".~
Um recorde que veio coberto de expressões de espanto e descrições assustadas, nas duas emissoras paulistas. "Um crime bárbaro", "uma tragédia", na Cultura. "Estavam todas elas (as vítimas) deitadas, de costas e com tiros na cabeça", na Bandeirantes. Até o delegado, em Taboão da Serra, parecia não acreditar.
"Trabalho há 25 anos e nunca vi isso", disse ele, na Bandeirantes. "Estou perplexo." E tem gente que segue acreditando que essas coisas só acontecem no Rio. O Rio é aqui.
É o rap
Por coincidência, ontem foi o dia em que o Domingo 10, de Marília Gabriela, na Bandeirantes, concentrou-se na reportagem sobre "um novo fenômeno que rompe as fronteiras da periferia" de São Paulo. É uma "poesia ritmada e furiosa", da "marginalidade".
"É o rap." Aquele, dos Racionais MCs, do Pavilhão 9, que avisavam do horror da periferia de São Paulo muito antes das duas chacinas de ontem. Era só ligar o rádio. Estava no ar.
Comício
Também por coincidência, o comício de Lula no Anhangabaú, como mostrou o Jornal de Domingo, abriu com rap. Da periferia.

Texto Anterior: Lula discute com segurança
Próximo Texto: Itamar sabe como apoiar juros baixos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.