São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
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Copa antecipa o caos no trânsito

DA REPORTAGEM LOCAL

Os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo dos EUA vão antecipar em duas horas o caos que ocorre no trânsito de São Paulo nos finais de tarde.
Os congestionamentos que começam às 17h vão ocorrer a partir das 14h30. Isso porque os três primeiros jogos do Brasil estão marcados para as 17h.
Como ocorreu nas últimas Copas, as empresas dispensam os funcionários mais cedo nos dias de jogo do Brasil.
As empresas que controlam o trânsito e os transportes coletivos da cidade prevêem que as empresas vão dispensar os funcionários a partir das 14h.
O Metrô, os trens urbanos e os ônibus começam a circular com frota total mais cedo nesses dias.
Às 15h, a frota de 10.200 ônibus da cidade já estará nas ruas. Esse número de ônibus só circula entre 17h e 19h nos dias normais.
O Metrô, também às 15h, vai colocar mais trens em circulação. Na linha Norte-Sul, serão 39 composições, 13 a mais que o normal do horário. Na linha Leste-Oeste, 42 trens estarão circulando (14 a mais que o normal).
Para quem usa carro, no entanto, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não prepara nenhum esquema capaz de impedir congestionamentos nas horas que antecedem os jogos.
Na próxima segunda-feira, dia 20, quando o Brasil joga contra a Rússia, a CET testa a "Operação Copa".
A operação, na verdade, é a mesma que ocorre todos os dias no "rush" da tarde, que começa às 17h e vai até as 20h. Diariamente, são registrados 60 km de congestionamentos nesse horário.
Trezentos e cinquenta agentes da CET vão estar nas ruas tentando administrar o tráfego. A operação envolve ainda 150 carros e 4 caminhões-guincho.
Nas avenidas que possuem semáforos eletrônicos (veja quadro ao lado), o trânsito será fiscalizado por "olheiros" –agentes que ficam no topo de edifícios com binóculos e equipamentos de rádio.
Ao detectar congestionamento em alguma avenida, o "olheiro" avisa a central de operações da CET. Na central, os tempos dos semáforos são alterados, dando prioridade à avenida congestionada.
Nas avenidas que não possuem semáforos eletrônicos, o fluxo será controlado por agentes da CET e do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito, da Polícia Militar).
Os agentes e policiais, se necessário, vão controlar os semáforos manualmente.
O diretor de operações da CET, Nelson Maluf, recomenda calma aos motoristas que vão para casa assistir os jogos. Ele teme que a ansiedade dos torcedores possa provocar acidentes.

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