São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gessy Lever unifica divisões do setor de alimentação

MARISTELA MAFEI
DA REPORTAGEM LOCAL

A gigante Gessy Lever, líder do mercado de higiene e limpeza e vice-líder em alimentos (atrás da Nestlé), está unificando suas três divisões do setor de alimentos em uma única grande unidade de negócios, que irá incorporar também a Cica brasileira.
Com a economia estável, os atacados, que são os principais compradores das grandes indústrias, evitam fazer estoques. Isso ocasiona necessidade de mudanças na área de logística das grandes corporações.
Às véspera de um novo plano, a Gessy Lever muda para ganhar força na negociação com o cliente, melhorar a distribuição de seus produtos e cortar custos.
Com um faturamento anual que bate na casa dos US$ 2,3 bilhões no Brasil, a dona da Doriana, do Omo, da Gourmet e do Elefante deverá unir equipe de vendas e de distribuição de marcas mais fortes com outras menos expressivas.
A estratégia vai permitir o aumento do poder de barganha para negociar com o ponto-de-venda final, os supermercados.
A Folha apurou que as mudanças irão levar a um corte de 30% do número de funcionários de alto escalão.
Fiel ao estilo low-profile –discreto– da empresa, Ronald Rodrigues, diretor de assuntos institucionais da Gessy Lever, nega os cortes e minimiza as mudanças. "Trata-se apenas de uma racionalização; a empresa já é muito eficiente", afirmou, sem acrescentar detalhes.
A linha de alimentos secos (não-refrigerados) da Gessy Lever deverá ser distribuída pela Cica.
Comprada junto ao grupo Cragnotti & Partners no início de 93, a Cica tem distribuição descentralizada, porta-a-porta no varejo.
Cica argentina
A Unilever, dona da Gessy Lever, está finalizando negociações para a compra da Cica também na Argentina, ainda em mãos de Rodolfo Bonfiglioli.
A Folha apurou que a venda ainda não foi fechada devido ao valor –considerado elevado pela Lever– pedido por Bonfiglioli.
No Brasil, Bonfiglioli vendeu a Cica para o grupo Ferruzzi, que a revendeu para o grupo Cragnotti & Partners, até chegar a seu atual proprietário, a Gessy Lever.

Texto Anterior: Os oligopólios e o CIP
Próximo Texto: Concorrência se reestrutura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.