São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

'Collection' eleva média do cavalo mangalarga

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O 6º Mangalarga Collection, realizado na semana passada no Palace, em São Paulo, obteve faturamento total de 182.880 URVs. Foram vendidas 40 éguas e um potro, que alcançaram média de preço de 4.460 URVs.
O pagamento dos animais foi dividido em 12 parcelas, sendo que as duas primeiras foram quitadas no ato da compra e as restantes fixadas em URV.
"Este resultado ficou dentro do esperado e aponta para uma recuperação nos negócios de cavalos em São Paulo", afirma Célio Aschar, diretor da Pégaso, empresa organizadora do leilão.
Aschar diz ainda que os animais levados à pista se destacaram pelo padrão de qualidade, considerado excelente pela maioria dos criadores presentes.
Outro detalhe que chamou a atenção no 6º Margalarga Collection foi o início das atividades de remate no horário marcado (21h), quebrando uma tradição dos grandes leilões onde os atrasos são constantes.
A potra Gamada Deg, com idade de 40 meses, atingiu o maior lance do leilão e foi vendida por 22.800 URVs ao haras 3R.
Filha de Dango do Oriente e Cabrocha da Lupa, ela já conquistou o título de campeã potra em Lins e Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
Segundo Geraldo Santos Castro Filho, o vendedor de Gamada Deg, a égua tem qualidades genéticas e morfológicas de uma campeã, além de ser ainda muito jovem.
Com a experiência de quem cria cavalos mangalarga há mais de 40 anos, Castro também aposta no aumento das vendas a partir da chegada do real.
"O mercado já está se equilibrando e acreditamos que os preços devem melhorar para os criadores que tiverem animais de boa qualidade para oferecer", diz.
Outra boa oportunidade para os interessados em adquirir cavalos mangalarga será o leilão Pensamento, que chega à oitava edição no dia 18 próximo.
O pregão está marcado para o haras Califórnia, em Mococa (270 km ao norte de São Paulo), de propriedade de Danton Guttemberg de Andrade Filho, que será um dos vendedores.
Serão oferecidos em pista animais da linhagem JO, uma das mais valorizadas da raça.
No total serão leiloados 45 lotes da criação de José Oswaldo Junqueira e outros 23 criadores que possuem a mesma linhagem.
"Foram selecionados para este leilão somente animais que apresentaram conformação perfeita e genética de alto padrão", afirma José Oswaldo Juqueira.
Ele aponta como destaques do leilão exemplares como Grama GA, Tieta Rat e Colina do Aché.

PRÓXIMO LEILÃO: Pensamento Mangalarga, dia 18 de junho, 14h, no haras Califórnia, em Mococa (SP). Informações na Programa pelo tel. (011) 873-2999.

Texto Anterior: Mangalarga marchador faz mostra em julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.