São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrimônio Histórico tomba Vila Itororó

DA REPORTAGEM LOCAL

A Vila Itororó foi tombada ontem pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).
Trata-se de um conjunto de 41 casas, construído na década de 20, no bairro da Bela Vista. O tombamento foi aprovado por votação unânime dos conselheiros.
A Vila Itororó foi construída pelo mestre de obras português Francisco de Castro. Nela, está a primeira piscina particular da cidade, alimentada por uma nascente.
Segundo o Condephaat, com o tombamento, a vila fica preservada e deverá passar por um processo de reformas para abrigar um centro cultural.
A área preservada fica entre as ruas Martiniano de Carvalho, Maestro Cardim e Monsenhor Passalacqua.
Segundo os técnicos do Condephaat, a vila é um dos "remanescentes do processo de ocupação da cidade por habitações coletivas populares, que marcaram a fase de industrialização da cidade no início do século".
O proprietário da maior parte da vila é a Instituição Beneficente Augusto de Oliveira Camargo, mantenedora da Santa Casa de Indaiatuba.
O local não poderá ser demolido nem passar por reformas sem a autorização do Condephaat.

Texto Anterior: Novo passe vale por uma viagem
Próximo Texto: Barranco ameaça vinte casas de desabamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.