São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo teme corrida pelo real nos bancos

Governo antecipa distribuição da nova moeda

DA SUCURSAL DO RIO

O chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, Antônio Carlos Mêda, disse que o governo está preocupado com a possibilidade de uma corrida aos bancos e com a "falta localizada" de dinheiro, no lançamento do real, a nova moeda, no próximo dia 1º de julho.
"Preocupação maior é com quem não tem conta em banco. O trabalho está sendo feito para não faltar dinheiro, mas existe a insatisfação do povão com o plano Collor", disse, para completar: "Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça."
Mêda disse que, apesar de o Plano Real "ser sério, podem pensar que é o plano da Zélia". O BC está antecipando o envio do real para os bancos.
Mêda disse que até o próximo dia 30 deste mês, a rede bancária terá 800 milhões de unidades de moedas, o correspondente a US$500 milhões.
Serão colocados em circulação um total de US$ 27 bilhões em reais a partir do dia 1º de julho.
Foram embarcadas ontem, do Rio, 60 toneladas de moedas para as delegacias regionais do BC de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. Para São Paulo, foram levadas 40 toneladas em um avião.
No Rio, duas carretas do BC, carregando 30 toneladas de moedas, foram escoltadas por seis caminhonetes Veraneiro do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
"Estamos fazendo uma média de quatro viagens por dia", disse. O Exército não faz escolta, mas a segurança dos prédios do BC.
Os 40 maiores bancos privados brasileiros começaram a retirar, ontem, moedas de real das delegacias regionais do BC e das agências do Banco Brasil.
Dia 20, os bancos privados começarão a retirar cédulas de real das delegacias do BC e das agências do Banco do Brasil.

Texto Anterior: Nova modalidade em URV tem rendimento mais elevado
Próximo Texto: BC importa cédulas de dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.