São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sais e ervas aromáticas ajudam na terapia

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A mistura de ervas medicinais como camomila e alecrim ou sais de cascas de fruta que contenham vitamina C podem fazer do ofurô um tratamento para relaxamento, problemas respiratórios, resfriados e até dores musculares.
Na Sakura Society, o ofurô conta com sais de cascas de laranja ou compostos de enxofre, importados do Japão, na água quente.
Segundo a proprietária, Luiza Sato, o vapor da água atua como uma inalação, é expectorante e ajuda a abrir os brônquios.
"Os sais de casca de laranja contém vitamina C e sua inalação pode ajudar a evitar resfriados."
Quem quiser fazer a "terapia" em casa, basta comprar o ofurô (veja quadro acima), aquecido a gás, carvão, eletricidade ou com termostato (dispositivo que mantém a temperatura constante).
Os sais de casca de fruta também podem ser feitos em casa. Deve-se guardar a casca da laranja doce e deixar secar na sombra.
Quando seca, a casca deve ser colocada dentro de um saco de pano e introduzida na água do ofurô. Ao espremer o saco de pano, a casca solta seu sumo.
Segundo o professor de botânica da USP, Sylvio Panizza, também podem ser usadas ervas como camomila (calmante e refrescante), manjericão (tira o estresse), alecrim (estimulante), hortelã (age sobre as vias respiratórias) e sávia (antitranspirante).
A designer e empresária Adriana Adam colocou um ofurô em seu banheiro há cinco anos e diz que só faz a "terapia" quando sabe que não vai mais sair de casa.
"O ofurô é milagroso como relaxamento. Depois de 15 minutos, dá sonolência e você só pensa em cama", disse.
As ervas podem ser encontradas na Phyto Shop, rua Clóvis de Oliveira, 66; Botica Ao Veado D'Ouro, rua São Bento, 220; Farmabom, rua Vergueiro, 6409, loja 34. (ABl)

Texto Anterior: SAIBA TUDO SOBRE O OFURÔ
Próximo Texto: MORTES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.