São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Parreira chama Ronaldo para Copa

FERNANDO RODRIGUES E MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A LOS GATOS

O zagueiro Ronaldo Rodrigues de Jesus, 28, o Ronaldão, foi convocado ontem para a seleção brasileira no lugar do jogador Ricardo Gomes. Ricardo seria titular da seleção na 15ª Copa do Mundo. Foi cortado ontem devido a uma lesão de 10 cm em músculo da parte de trás da coxa direita.
O Brasil estréia na segunda-feira contra a Rússia. O técnico Carlos Alberto Parreira reafirmou que o jogador Márcio Santos deve integrar a zaga com Ricardo Rocha.
O novo convocado se transferiu em janeiro para o Shimizu, clube da J-League, a liga profissional de futebol do Japão. Ronaldo foi bicampeão mundial interclubes em 1992 e 1993 pelo São Paulo.
O anúncio do corte de Ricardo Gomes foi feito pelo ortopedista Lídio Loledo, às 11h21 (15h21 em Brasília). Em seguida, Parreira disse o nome do novo convocado.
A Fifa (entidade que coordena o futebol mundial) autorizou a substituição de Gomes por Ronaldo na lista de 22 jogadores brasileiros na Copa porque um exame feito e pedido de Lídio Toledo mostrou a gravidade da contusão do jogador.
Às 10h (14h em Brasília) o preparador físico Moraci Sant'Anna telefonou para o Japão para avisar Ronaldo sobre sua convocação.
Falou com a mulher do zagueiro, Cláudia, porque ele estava reunido com o time para jogar hoje. A comissão técnica se reuniu até a 1h de ontem para decidir o corte.
Às 23h de anteontem, Lídio Toledo recebeu o laudo do exame de ressonância magnética (ultrassonografia mais sofisticada que mostra com detalhes o músculo e eventuais rupturas em fibras).
Disse que Gomes demoraria 21 dias (até 4 de julho) para recomeçar a treinar. A final da Copa será em 17 de julho. Parreira decidiu cortá-lo.
Parreira perguntou a Moraci o que achava de Ronaldo. Moraci, que trabalhou três anos com o zagueiro no São Paulo, respondeu:
"Dos zagueiros que você testou, Ronaldo é um dos poucos que está em atividade num campeonato. Os que jogam no Brasil só estão disputando amistosos. Ele sempre cuidou muito da forma física."
Parreira disse que optou por Ronaldo porque o jogador tem experiência internacional (dois títulos mundiais) e "sempre se saiu bem" na seleção brasileira.
O único zagueiro canhoto era Ricardo Gomes, que jogava do lado esquerdo da defesa. Ronaldo também é melhor com o pé esquerdo. Como Gomes, costuma ter facilidade em bolas altas.
"Não tem tanta técnica, não sai tocando a bola com tanta facilidade como Ricardo Gomes", disse Parreira. "Mas se sai bem em decisões, como se viu nas finais mundiais do São Paulo contra o Barcelona (92) e o Milan (93)."
O técnico voltou a dizer que Márcio Santos deve jogar contra a Rússia. "Aldair ficou três dias sem treinar na semana passada devido à contusão, e ainda está sem ritmo."
Haverá dois treinos coletivos antes da estréia, sexta-feira e sábado. Os zagueiros podem se revezar na equipe. "Mas Márcio Santos deve ser o escolhido", disse Parreira. Ronaldo deve chegar aos Estados Unidos até sábado.
A Copa do Mundo começa sexta-feira.

LEIA MAIS sobre a Copa nas págs. 2 a 8 e 10

Próximo Texto: Zagueiro é astro no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.