São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"America" cruza formas e continentes

DA REDAÇÃO

O Museu de Arte de São Paulo inicia a partir de hoje a mostra "America", que reúne 112 artistas de 38 diferentes países.
A mostra foi montada a partir da produção contemporânea vista nos últimos quatro anos em algumas das mais importantes exposições mundiais realizadas, como a Bienal Internacional de Veneza ou a "Étandarts de la Liberté", na França.
Trabalhos que teriam como referência a idéia dos descobrimentos. Ou seja, o cruzamento entre continentes.
A curadoria da exposição solicitou aos vários artistas convidados para a mostra que enviassem para a exposição trabalhos em pequena dimensão, para que pudessem ser guardadas em uma espécie de gaveta expositora, criando assim um museu itinerante de pequenas formas.
Se a idéia justifica o projeto, a verdade é que o maior interesse dessa exposição é a tentativa de tentar manter um cruzamento entre as várias produções das artes visuais contemporâneas. Ou melhor, os vários conceitos que se faz da própria idéia de arte.
O que resulta em uma, no mínimo, curiosa mistura. Como colocar lado a lado o slogan do artista americano Adam Brooks "Kill Liberal Intellectuals", realizado em plástico gravado, ao lado de um tom quase "naif" do argentino Alberto Magnasco com o óleo "La Primera Noche Americana".
Outro exemplo dessa idéia de "crossover" reúne o americano Donald Lipski e o espanhol Pere Noguera. Para os dois, o suporte da informação reside, ainda, na produção da própria sociedade.
Algo que pretende se afastar de uma metáfora fácil, se rendendo a idéia heidggeriana da obra de arte que tem como único referencial apenas a si mesma.
Algo que também pode ser notado nos trabalhos dos brasileiros presentes, como Siron Franco e Jac Leirner, um dos destaques da mostra "America", que traz ainda Jeanete Musati e Akira Otani, entre outros.
A exposição pode ser vista de terça a sexta, das 13h às 17h e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Termina no dia 31 de julho.

Exposição: America
Onde: Museu de Arte de São Paulo (av. Paulista, 1.578, primeiro e segundo mezaninos e intermezanino, Cerqueira César, região central)
Período: de 15 de junho a 31 de julho
Horário: de terça a sexta, das 13h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 18h
Entrada: franca

Texto Anterior: FILMES NA TV
Próximo Texto: CASAS NOTURNAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.