São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recursos e preço devem pesar na compra

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Antes de comprar um processador de textos para "Windows", é necessário considerar alguns critérios que podem ajudar na decisão.
Recursos oferecidos, espaço em disco rígido, memória necessária para que o programa funcione sem problemas e preço são alguns dos itens que devem pesar na compra.
A quantidade de recursos para edição de textos incluídos nas últimas versões para "Windows" é a responsável pelo aumento de espaço em disco. O "WordPerfect 6.0 para Windows" saiu de fábrica pedindo 32 Mbytes de espaço em disco para instalação completa.
Para melhor desempenho desse programa, o fabricante aconselha máquinas com no mínimo 6 Mbytes de memória. Ou seja, no mínimo um microcomputador 386DX ou 486DX.
Alguns meses após o lançamento do 6.0, a WordPerfect anunciou a versão 6.0a do "WordPerfect para Windows". O programa trouxe algumas inovações, entre elas a redução de espaço em disco. A instalação completa ocupa 28 Mbytes.
O "Word 6.0 para Windows", da Microsoft, é outro programa que, para aproveitar todos os recursos oferecidos, pede 28 Mbytes de espaço em disco.
Esse programa permite editar textos com máxima sofisticação. O comando de desfazer e refazer surpreende. Agora é possível desfazer e refazer operações até cem vezes. Na barra de botões, esses dois comandos estão representados por duas flechas em forma de curva.
Um dos destaques da versão 6.0a do "WordPerfect" é a barra de "botões". Você pode personalizá-la e acrescentar mais botões, facilitando o acesso a outros programas armazenados no disco.
É possível incluir na barra de "botões" o Gerenciador de Arquivos do "Windows" ou ainda botões relacionados à planilha ou a um jogo. Encontrar arquivos "perdidos" em algum diretório do disco rígido ficou mais fácil.
A busca rápida de arquivos armazenados no disco pode ajudar o usuário que não se lembra onde gravou um texto. Pressione com o mouse no barra de menu o item Arquivo e clique em cima da palavra Busca Rápida.
"Carta Certa" e "Fácil" nada ficam a dever um ao outro. O segundo é mais barato, mas não oferece nenhum recurso para criação de boletins. (Marijô Zilveti)

Texto Anterior: 'Redator Windows' tem função de fax
Próximo Texto: Microsoft é líder, diz IDC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.