São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vence Rússia por 3 a 0 em partida disputada no computador

RODOLFO LUCENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Brasil campeão! Na final contra a Alemanha, jogo difícil, vitória suada por 1 a 0. Esse, pelo menos, é um cenário possível no jogo para micros "Empire Soccer 94", que está chegando às lojas.
O game oferece 32 seleções –as da Copa do Mundo estão todas lá. Você pode organizar as equipes em grupos e disputar um campeonato completo, fazer partidas amistosas ou apenas treinos.
É bom treinar bastante. Você não faz força, mas precisa de muita habilidade para vencer o microcomputador.
O micro foi o Brasil no jogo contra a Rússia, conseguindo a vitória fácil em uma partida de apenas um minuto –você escolhe quanto tempo quer jogar.
Contra Camarões, para o jogo ficar mais equilibrado, o nível do time brasileiro, comandado pelo computador, foi dimínuido. Ficou como "iniciante" contra um Camarões "profissional".
Mesmo assim, venceu pelo escore mínimo. Voltou a aplicar 3 a 0 na Suécia. Na final inventada, o 1 a 0 contra a Alemanha foi conseguido logo nos primeiros instantes de jogo.
Vibração da torcida
A cada gol, o artilheiro e seus companheiros correm para o abraço e a comemoração. Querendo, dá para acionar o replay, repetindo o lance.
Em uma janela na tela, um torcedor brasileiro festeja. Depois, aparece o desconsolado goleiro adversário.
São algumas das firulas desse jogo da norte-americana Empire que a Brasoft Games distribui no país. Os candidatos a treinador vão poder testar suas teorias à vontade.
Antes de cada partida, você define o estilo das equipes –velocidade, dribles habilidosos ou futebol-força, por exemplo.
Você também arma o esquema tático –o 4-4-2, como quer Parreira, ou o 4-3-3, com quatro jogadores na defesa, três no meio e três atacantes, são algumas das opções.
Campeonato
Antes de começar a partida, você disputa o cara-ou-coroa para ver quem sai jogando. O juiz lança a moeda e a sorte está lançada.
Os atletas são comandados por joystick, mouse ou teclado e vão para a frente, para trás, para os lados e em diagonal (acionando duas teclas ao mesmo tempo –para frente e à direita, por exemplo.
Eles podem chutar ou cabecear em gol. Na defesa, também é possível dar carrinho (jogada em que o atleta desliza na grama para atingir a bola com os dois pés). Cuidado: se o lance for violento, seu atleta leva cartão amarelo.
Conhecidos os fundamentos, é só montar os grupos que vão disputar a Copa. Até oito jogadores podem participar do campeonato.
Para efeito de classificação, o computador define os resultados dos jogos em que não há participação humana.
Assim, você pode sozinho disputar o campeonato, com o próprio computador estabelecendo os adversários a cada nova etapa.
O jogo também produz as estatísticas de cada partida. Tempo de posse de bola, chutes a gol, escanteios, faltas e impedimentos são alguns dos pontos anotados.
O "Empire Soccer 94" funciona com DOS em micros PC com monitor de vídeo padrão VGA. Usa cerca de 1 Mbyte em disco e é recomendável ter placa de som. Custa 49 URVs.

ONDE ENCONTRAR
BRASOFT GAMES: tel. (011) 725-3711

Texto Anterior: Bancos de imagens aderem a CD-ROM
Próximo Texto: Soft ajuda preparador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.