São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994 |
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Pager com notícias se transforma em protótipo de jornal do futuro
MARINA MORAES
Idealizado pela NewsPager Corporation of America e produzido em conjunto pela Motorola (para os EUA) e a Philips (Europa), o NewsPager pretende revolucionar o mundo da informação. O aparelhinho é um passo adiante na evolução dos pagers, aquelas caixinhas pretas que começaram sua carreira penduradas na cintura de executivos, médicos e traficantes de drogas. Um pager tradicional transmite uma mensagem numérica através da qual o usuário fica sabendo o telefone de quem está tentando falar com ele. É usado principalmente em casos de emergência –por exemplo, para chamar um médico que está de folga num lugar sem telefone e precisa fazer uma cirurgia de emergência. Um pouquinho maior que o pager comum, o NewsPager tem uma telinha de cristal líquido que acomoda informações por escrito, em um "minioutdoor" eletrônico. Com isso, o usuário pode receber nele as últimas notícias, resultados esportivos, a evolução do pregão da bolsa e a previsão do tempo. A maior vantagem do sistema é que ele pode ser constantemente atualizado. Num teste realizado durante as 500 Milhas de Indianápolis, o NewsPager transmitia informações volta a volta sobre a corrida. Assim, um fã do automobilismo que estivesse andando pelas ruas de Manhattan poderia acompanhar o tempo das voltas de seu piloto preferido com apenas cinco minutos de atraso. Para quem estava nas arquibancadas de Indianápolis, o atraso foi de apenas 90 segundos. Além de atender aos usuários em geral, o sistema pretende se transformar no canal de informação específico para grandes empresas americanas. Por exemplo, se o presidente de uma companhia quiser enviar um comunicado urgente a todos os seus funcionários de uma só vez, poderá fazê-lo pelo NewsPager. Um programa codificado permitirá que cada empresa mantenha canais independentes de comunicação com seus empregados. Na verdade, a NewsPager se enxerga no futuro como uma espécie de CNN de bolso. Já tem representantes no Canadá, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Tailândia. No Brasil a empresa INO-SET integra a rede de distribuição de informações. O sistema funciona de uma forma razoavelmente simples. Todas as notícias e informações econômicas são colocadas num computador central, que as organiza em bases de dados e as transmite via satélite para as companhias locais, regionais ou nacionais de pager. Estas, usando antenas tradicionais, transmitem os dados via rádio para seus usuários. Nos Estados Unidos, a assinatura mais simples do NewsPager pode custar apenas US$ 5. A expectativa é que os executivos de bancos e corretoras dependam do sistema para informações nas feiras e fins-de-semana e o tipo de dados que eles irão receber podem resultar numa assinatura mensal de até US$ 175. A NewsPager diz que já tem 30 mil assinantes em oito países. Agora tenta espalhar o sistema nos Estados Unidos e no Canadá usando principalmente o interesse do público daqui por resultados esportivos e dados econômicos. O grande trunfo será a capacidade de atualizar constantemente as informações, permitindo que um usuário embarque em Nova York curioso com a abertura do pregão da bolsa e desembarque em Washington já sabendo se suas ações estão em alta ou em baixa. Texto Anterior: Itautec traz máquinas Texas para Fenasoft Próximo Texto: CANAL ABERTO Índice |
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