São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pager com notícias se transforma em protótipo de jornal do futuro

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA FOLHA, DE NOVA YORK

O protótipo do jornal do futuro já anda pendurado na cintura de milhares de americanos e promete invadir em breve outros mercados no mundo inteiro, até o Brasil.
Idealizado pela NewsPager Corporation of America e produzido em conjunto pela Motorola (para os EUA) e a Philips (Europa), o NewsPager pretende revolucionar o mundo da informação.
O aparelhinho é um passo adiante na evolução dos pagers, aquelas caixinhas pretas que começaram sua carreira penduradas na cintura de executivos, médicos e traficantes de drogas.
Um pager tradicional transmite uma mensagem numérica através da qual o usuário fica sabendo o telefone de quem está tentando falar com ele.
É usado principalmente em casos de emergência –por exemplo, para chamar um médico que está de folga num lugar sem telefone e precisa fazer uma cirurgia de emergência.
Um pouquinho maior que o pager comum, o NewsPager tem uma telinha de cristal líquido que acomoda informações por escrito, em um "minioutdoor" eletrônico.
Com isso, o usuário pode receber nele as últimas notícias, resultados esportivos, a evolução do pregão da bolsa e a previsão do tempo.
A maior vantagem do sistema é que ele pode ser constantemente atualizado.
Num teste realizado durante as 500 Milhas de Indianápolis, o NewsPager transmitia informações volta a volta sobre a corrida.
Assim, um fã do automobilismo que estivesse andando pelas ruas de Manhattan poderia acompanhar o tempo das voltas de seu piloto preferido com apenas cinco minutos de atraso.
Para quem estava nas arquibancadas de Indianápolis, o atraso foi de apenas 90 segundos.
Além de atender aos usuários em geral, o sistema pretende se transformar no canal de informação específico para grandes empresas americanas.
Por exemplo, se o presidente de uma companhia quiser enviar um comunicado urgente a todos os seus funcionários de uma só vez, poderá fazê-lo pelo NewsPager.
Um programa codificado permitirá que cada empresa mantenha canais independentes de comunicação com seus empregados.
Na verdade, a NewsPager se enxerga no futuro como uma espécie de CNN de bolso.
Já tem representantes no Canadá, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Malásia, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Tailândia.
No Brasil a empresa INO-SET integra a rede de distribuição de informações.
O sistema funciona de uma forma razoavelmente simples. Todas as notícias e informações econômicas são colocadas num computador central, que as organiza em bases de dados e as transmite via satélite para as companhias locais, regionais ou nacionais de pager. Estas, usando antenas tradicionais, transmitem os dados via rádio para seus usuários.
Nos Estados Unidos, a assinatura mais simples do NewsPager pode custar apenas US$ 5.
A expectativa é que os executivos de bancos e corretoras dependam do sistema para informações nas feiras e fins-de-semana e o tipo de dados que eles irão receber podem resultar numa assinatura mensal de até US$ 175.
A NewsPager diz que já tem 30 mil assinantes em oito países. Agora tenta espalhar o sistema nos Estados Unidos e no Canadá usando principalmente o interesse do público daqui por resultados esportivos e dados econômicos.
O grande trunfo será a capacidade de atualizar constantemente as informações, permitindo que um usuário embarque em Nova York curioso com a abertura do pregão da bolsa e desembarque em Washington já sabendo se suas ações estão em alta ou em baixa.

Texto Anterior: Itautec traz máquinas Texas para Fenasoft
Próximo Texto: CANAL ABERTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.