São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba escolher seu editor de texto

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Informática avaliou os cinco processadores de texto em português para "Windows". "Word 6.0" e "WordPerfect 6.0" têm mais recursos de edição, mas ocupam muito espaço no disco rígido do micro (veja quadro abaixo).
O "Ami Pro 3.0", da Lotus, oferece excelentes recursos de edição e requer menos espaço.
Como o "Word" e o "WordPerfect", o "Ami Pro" permite fazer facilmente boletins e documentos elaborados, característica antes exclusiva de programas de editoração eletrônica.
"Carta Certa" e "Fácil", processadores de texto para "Windows" fabricados no país, são os produtos mais enxutos. Com menos recursos, cada um ocupa apenas 3 Mbytes de espaço em disco.
São indicados para quem vai elaborar textos com menos sofisticação gráfica. Eles contêm todos os recursos comuns de edição –por exemplo, sublinhar palavras ou trocar a ordem de frases– e poucos recursos de editoração.
Trazem ainda modelos prontos de cabeçalho de fax, memorandos e outros documentos, bastando preencher os campos. Esses modelos ajudam a ganhar tempo na produção de textos.
Informática avaliou também a versão preliminar do "Redator para Windows", da Itautec, com lançamento previsto para julho.
Na disputa pelo consumidor de microcomputadores, a Microsoft e a WordPerfect sofisticam cada vez mais seus respectivos programas. Mesmo assim, os preços estão caindo (leia texto abaixo).

LEIA MAI sobre processadores de texto na página 6-6.

Texto Anterior: Empresas reduzem preços
Próximo Texto: Programas exigem muito espaço em disco; 'Fácil' e 'Carta Certa' são mais econômicos; Lojas fazem ofertas para atrair usuário; 'WordStar for Windows' vende US$ 37 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.