São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador moderniza indústria têxtil

RODOLFO LUCENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Bordar e cortar tecido é coisa para computador. Na 43ª Fenit, que aconteceu na semana passada em São Paulo, máquinas computadorizadas tiveram posição de destaque entre saias, calças, blusas e lingeries.
Criar padronagens e produzir coleções pode ficar mais fácil com um sistema de desenho auxiliado por computador especial para desenhistas de moda.
Mostrado na Feira Internacional da Indústria Têxtil, o Graphic Instinct é equipado com uma prancheta eletrônica onde o desenhista faz suas criações usando uma caneta especial.
O sistema oferece 200 cores, que podem ser combinadas e sobrepostas ao gosto do criador. Também é possível fazer modificações nos desenhos ou combinar as criações.
A máquina, produzida pela francesa Lectra Systèmes, é vendida no Brasil por cerca de US$ 50 mil, mais impostos.
A Lectra também mostrou na Fenit uma máquina automatizada para cortar tecido. A Vector 2.500 é indicada, segundo a fabricante, para empresas que trabalham com grande quantidade de modelos e pequeno número de peças.
A máquina pode cortar 100 mil peças por mês, em um turno de oito horas de trabalho. Custa US$ 140 mil, mais impostos.
Outra máquina para corte de tecido foi mostrada pela Infotex, que representa a Gerber. A S-3.000 tem sistema para economia de energia, consumindo cerca de um terço da energia que máquinas comuns gastam, segundo a Infotex.
Bordado
Mil pontos por minuto é a capacidade de produção da máquina de bordar Advantage 18, da Melco, que a Todima mostrou na feira.
Essa máquina tem apenas uma agulha e pode trabalhar com até 18 linhas de cores diferentes –as máquinas comuns usam uma agulha para cada cor.
Recebendo a programação, ela vai unindo as linhas na cor e tamanho adequados para cada trabalho.
Essa máquina pode ser ligada a um micro PC comum para receber as informações necessárias para fazer o bordado.
A Advantage também pode ser conectada a um console especial, que tem algumas teclas e acionador de disquetes.
A Todima mostrou ainda um sistema de criação, onde o bordado é idealizado e são produzidas as informações que vão alimentar a máquina de bordar. (RL)

ONDE ENCONTRAR
INFOTEX: tel. (011) 232-7260; LECTRA: tel. (011) 531-1370;
TODIMA: tel. (011) 822-6344

Texto Anterior: Eventos vão mostrar tendências da automação bancária e industrial
Próximo Texto: 'DIC' provoca perda de tempo na consulta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.