São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músico Henry Mancini morre aos 70 em LA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Morreu ontem em Los Angeles o compositor Henry Mancini, 70, de câncer no fígado e pâncreas.
Mancini era famoso pelos temas musicais que compôs para filmes de como "A Pantera Cor-de-Rosa" e "Hatari".
Sua carreira na música e no cinema abrange quase meio século, fazendo de Mancini um dos compositores mais populares dos EUA.
Recebeu 18 indicações para o Oscar e venceu quatro vezes pelas canções dos filmes "Bonequinha de Luxo" (dois prêmios, um deles pela trilha sonora), "Vício Maldito" e "Victor ou Victoria".
Gravou mais de 90 álbuns, com estilos do clássico ao jazz, e recebeu 20 prêmios Grammy.
Quando morreu, Mancini terminava a trilha da versão teatral de "Victor ou Victoria", que será encenada na Broadway este ano.
Henry Mancini nasceu em Cleveland, Ohio, em 16 de abril de 1924. Sua família logo se mudou para a cidade siderúrgica de Aliquippa, na Pensilvânia.
Aos oito anos começou a tocar flauta e aos doze se interessou pelo piano e por arranjos musicais.

Texto Anterior: Adolescentes americanos fazem voto de castidade
Próximo Texto: Cantora faz anúncio de telefone nos EUA; Brasil aprova verba para forças de paz; Deputado cego 'cai' na bancada 'inimiga'; Falsos policiais põem mafioso em liberdade; ONU fala em acordo de trégua no Iêmen; Morre em NY atriz e cantora Nadia Gray
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.