São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condenados 12 da direção do BCCI

O Tribunal Penal de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), condenou ontem 12 ex-dirigentes do BCCI (Banco de Crédito e Comércio Internacional) a 14 anos de prisão.
Os ex-dirigentes são acusados de malversação, mau gerenciamento e falsificação. Todos são cidadãos britânicos de origem paquistanesa. Outro ex-diretor foi absolvido por falta de provas.
As irregularidades envolvendo a cúpula do BCCI foram descobertas em Londres em 1991. O caso é considerado um dos maiores escândalos financeiros do século.
O processo contra os dirigentes do banco foi aberto em 9 de outubro de 1993. Dos 13 acusados, 12 estavam presos em Abu Dhabi desde setembro de 1991.
Saleh Naqvi, o 13º acusado, foi deportado para os EUA no fim de 1993. Ele era procurado pela Justiça norte-americana.
Os principais acionistas do BCCI eram membros da família que governava o Emirado de Al Nahyan, fechado em 1991.
O banco tinha sucursais em 69 países e um capital estimado em US$ 20 bilhões.
O fundador do BCCI, Agha Hasán Abedi, foi julgado à revelia e está foragido no Paquistão. O ex-tesoureiro do banco, Sayed Ziaudin Ali Akbar, cumpre pena de seis anos no Reino Unido.

Texto Anterior: Fidel aparece sem uniforme e vira centro das atenções na Colômbia
Próximo Texto: Whitewater terá comissão até 29 de julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.