São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportações diminuem 12% no primeiro quadrimestre de 94

As exportações de calçados caíram no primeiro quadrimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que o Brasil obteve receita de US$ 582 milhões entre janeiro e abril, com queda de 11,9% sobre 93 (US$ 660,3 milhões).
Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), o mercado foi atípico no ano passado por causa do inverno mais rigoroso que o normal nos Estados Unidos e na Europa. Aumentou a demanda por calçados nessas regiões, o que elevou as vendas brasileiras além da média.
Mas este ano a indústria brasileira perdeu competitividade para as fábricas européias. De acordo com a Abicalçados, a desvalorização da cesta de moedas da Europa em relação ao dólar favoreceu as vendas de Itália, Espanha e Portugal ao mercado norte-americano.
Cálculos da associação estimam que o produto brasileiro estaria de 20% a 30% mais caro que calçados fabricados na Ásia ou na Europa. No ano passado, os calçados ficaram na segunda posição na pauta de exportações brasileira. Cerca de 75% da produção nacional é destinada aos Estados Unidos.

Texto Anterior: Preço médio tem queda de 0,73% em URV em São Paulo
Próximo Texto: Despotismo palaciano e escolas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.