São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 1994
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Audiência deve ser a maior da história da TV

DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa do Mundo que começa hoje será o maior evento dedicado à televisão na história. Calcula-se 31,2 bilhões de pessoas em audiência acumulada –uma mesma pessoa que assista a dois jogos será contada duplamente, por exemplo.
A espectativa é que a audiência deste ano cresça 17% em relação à Copa da Itália. Em média, cada pessoa no mundo assistirá 5,6 jogos da Copa.
No Brasil, 93% da população pretende assistir a algum dos jogos entre hoje e 17 de julho, segundo pesquisa divulgada pela Fifa, a entidade máxima do futebol mundial.
O dado indica que o interesse por futebol no Brasil é o maior do mundo. Na Alemanha, 60% querem ver algum jogo. A seleção do país, junto com a brasileira, é a favorita ao título.
Entre os norte-americanos, tradicionalmente desinteressados pelo esporte, a intenção de ver algum jogo é de 57%. A maior parte desse número, acreditam especialistas em marketing, é formada por imigrantes. A pesquisa foi feita nas cidades-sede, o que pode reforçar o interesse.
No mundo inteiro, o esporte –futebol em particular– é o evento que mais atrai telespectadores televisivos.
O recorde de audiência de um mesmo evento –no caso a final da Copa de 90, entre Argentina e Alemanha– recebeu a atenção de mais de um bilhão de pessoas. Foi a única vez que a marca do bilhão foi superada.
A Copa vence até mesmo os Jogos Olímpicos, evento mais tradicional –completa cem anos em 96–, com maior diversidade de esportes, mais jogos, mais atletas e mais países envolvidos.
Em 1994, praticamente todos os países do mundo devem receber imagens da Copa.
A pesquisa divulgada pela Fifa foi encomendada pela empresa ISL (encarregada pela entidade de vender cotas de patrocínio da Copa) a uma subsidiária sua, a SRi.

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