São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro exame foi feito em 66

NOELLY RUSSO
DA ENVIADA ESPECIAL A DALLAS

O exame antidoping foi adotado pela primeira vez em uma Copa do Mundo em 1966, durante o Mundial da Inglaterra.
Desde então, todos os mundiais adotaram a medida, com o objetivo de mostrar que o futebol é disputado em condições de igualdade entre todos os jogadores.
Neste ano, a organização passou a efetuar ainda exames am alguns dos jogos preliminares ao Mundial. Em nenhum deles foi detectado doping.
Em 1982, durante a Copa da Espanha, a Fifa passou a incluir em cada um dos estádios onde os times jogam um médico e um químico da entidade, além de profissionais designados pelo país-sede.
Os técnicos da Fifa precisam ter diploma reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. Eles devem orientar os médicos das seleções sobre os medicamentos que podem ser usados pelos jogadores.
A Fifa deve ser informada pelas equipes sobre os atletas que estão sendo medicados (medicamento, dosagem, composição etc). (NR)

Texto Anterior: Fifa reduz número de testes antidoping
Próximo Texto: O TESTE ANTIDOPING
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.