São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belga é preso por contrabando de 130 colibris

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Polícia Federal prendeu ontem em Recife (Pernambuco) o belga Marc Marcel Pierre Coene, 39, acusado de tentar levar para a Bélgica 130 beija-flores.
Coene foi preso no aeroporto dos Guararapes, quando se preparava para embarcar para Bruxelas, capital da Bélgica.
Ele foi autuado em flagrante, acusado de crime contra a fauna silvestre, e seria levado ainda ontem ao presídio Aníbal Bruno.
Segundo a Polícia Federal, a legislação do Brasil não admite fiança nesse tipo de crime. A pena prevista varia de dois a cinco anos de prisão.
Raio-x
Os colibris estavam em uma sacola de mão e, de acordo com a polícia, foram descobertos ao passarem por um aparelho de raio-X, no aeroporto.
Os pássaros estavam "embrulhados" em saquinhos de flanela, só com a cabeça de fora, amontoados uns sobre os outros.
Na bolsa havia também frascos de água com nutrientes que, segundo a polícia, serviriam para o belga alimentar os animais durante a viagem.
O belga Coene disse aos policiais que não sabia que levar pássaros para o exterior era crime.
Afirmou também à polícia que é biólogo e pretendia estudar a espécie em um viveiro que manteria em seu país.
Pelos 130 colibris, Coene disse ter pago US$ 250,00 (CR$ 575 mil no câmbio paralelo de ontem). A compra das aves teria sido feita no mercado público de Madalena, em Recife.
Coene estava no Brasil como turista. Ele desembarcou há um mês no Rio de Janeiro e retornaria ao seu país ontem.
Ibama
Os beija-flores foram entregues ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e libertados na Zona da Mata, região do Estado a oeste da capital.
Segundo o chefe da divisão de controle do órgão, Aleksandro Sitônio, os colibris apreendidos com o belga eram adultos e estavam em bom estado de saúde.
O cônsul honorário da Bélgica em Recife, Josef Maria Michael Bonps, não foi encontrado pela Agência Folha ontem à tarde para falar sobre o assunto.

Texto Anterior: Albumina trata queimado grave
Próximo Texto: Professores da USP decidem em assembléia manter greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.