São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro do futebol nos EUA está em jogo

DA REPORTAGEM LOCAL

O futuro do futebol nos EUA depende, em larga medida, do sucesso que a Copa alcançar junto ao público norte-americano, pouco afeito ao esporte.
Se o Mundial for um êxito –e a seleção norte-americana realizar uma boa campanha–, o futebol poderá ganhar novo impulso nos EUA, gerando enfim condições para uma liga profissional definitiva para o esporte.
As duas tentativas já feitas no sentido de estruturar e consolidar o futebol nos EUA resultaram em fracasso.
A primeira foi a criação da APSL (Liga Americana de Futebol Profissional), em 1921. Ela foi extinta em 1967, devido à falência geral dos clubes.
A segunda tentativa ocorreu um ano depois, com a fundação da NASL (Liga Norte-Americana de Futebol).
Essa entidade foi a responsável pela fase de maior popularidade do futebol nos EUA, em meados dos anos 70.
Grandes empresas injetaram dinheiro nos clubes, que puderam contratar astros do futebol mundial, como Pelé, Beckenbauer e Chinaglia.
No final dos anos 70, quando esses jogadores deixaram o futebol, o interesse pelo esporte voltou a despencar, o que levou a NASL a se desfazer em 85.
Em 89, surgiu uma nova Liga Americana de Futebol Profissional, criada com o apoio da Fifa para impulsionar o futebol. É o futuro dela que está em jogo nesta Copa. (MMo)

Texto Anterior: Suíça não tem equipe definida
Próximo Texto: Aposta no esporte visa lucros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.