São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chico Buarque completa 50 anos amanhã

AUGUSTO MASSI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O compositor Chico Buarque de Hollanda, responsável por uma das mais consistentes obras musicais da MPB, completa amanhã 50 anos. O aniversário será comemorado em Paris (França).
Em entrevista concedida à Folha à época do lançamento de seu último disco, "Paratodos", Chico fala sobre seus 30 anos de carreira.
Criação
Não faço um disco quando quero, faço quando preciso. Não sei exatamente o que dita esta necessidade. Não é uma pressão de fora, é uma pressão que eu mesmo me coloco. Não sei explicar qual a sua natureza, mas a verdade é que isso vale para todos os meus discos. Outro dia eu li que o pintor Pierre Bonnard ia com seus pincéis para o museu onde suas obras estavam expostas. Quando o guarda não estava olhando, ele dava uma pincelada e corrigia um trabalho de dez anos atrás. Eu me identifico perfeitamente com isso.
Na primeira pessoa
Muito do meu trabalho nos anos 70 estava ligado ao teatro. Eu falava através de personagens, enxergava através de outros olhos. Deixei de compor para teatro e para cinema. A partir desta mudança, penso que uma existência mais isolada como a que me foi exigida para escrever "Estorvo" acabou resultando num caminho mais solitário e numa linguagem mais individual.
Lirismo atual
Muitas de minhas canções amorosas também por conta do teatro eram sempre dramáticas. "Olhos nos Olhos" por exemplo é uma canção muito teatral. As músicas mais recentes como por exemplo "Valsa Brasileira" e "Futuros Amantes" são mais líricas e mais poéticas. Já não há tipos, nem personagens femininos. De qualquer forma, sem precisar de me expor pessoalmente, eu assinaria todas essas canções teatrais como experiências minhas. São canções pessoais.
Cinema
Gosto muito de Fellini e de Bu¤uel. Me sinto mais em casa com Bu¤uel, mas não é um juízo de valor. É apenas uma questão de afinidade.
Auto-retrato
Eu sou uma pessoa muito afetiva, que age sempre por afeto. Eu sou o homem cordial.

Texto Anterior: Tortilla; Fubá; Veuve Clicquot
Próximo Texto: Rio comemora aniversário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.