São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
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Nova marca das paulinas

LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

Quem são as paulinas? Assim denominamos as irmãs que pertencem à congregação religiosa fundada por padre Tiago Alberione, na Itália, em 1915. Foi sua colaboradora para esta obra de Deus a irmã Tecla Merlo, cujo centenário de nascimento celebramos neste ano.
Padre Alberione, que ofereceu à Igreja a criação de quatro outras congregações religiosas, inspirado no zelo de São Paulo, foi em sua época pioneiro do apostolado pelos meios de comunicação social.
Possuído de ardente fé, queria anunciar o Evangelho a seus contemporâneos e dizia: "Se São Paulo vivesse hoje, para melhor comunicar Jesus Cristo, subiria aos mais altos púlpitos e multiplicaria sua palavra, através dos meios de comunicação: imprensa, cinema, rádio e televisão".
Esse espírito forte e ardoroso passou para os religiosos seus seguidores. As irmãs paulinas têm por missão anunciar os valores do Evangelho, utilizando os meios modernos de comunicação social.
Estão no Brasil desde 1931. Atuam em 38 países, com 250 centros de edição de livros, revistas, programas de rádio e TV, produção de vídeos, discos e cassetes. Hoje, as paulinas publicam a revista "Família Cristã", de larga difusão e estão entre as quatro maiores editoras brasileiras em lançamento de novos títulos e em número de exemplares editados.
Desejamos homenagear esse trabalho inteligente e dedicado que as irmãs desenvolvem nas principais cidades do Brasil. Alegramo-nos ao constatar o ardor e entusiasmo missionário que as dinamiza, com especial empenho na inculturação, de modo que a palavra de Deus adquira o rosto do povo que acolhe a fé em Cristo, dentro da própria cultura.
Acaba de ser lançada, a 15 de junho, a nova marca das edições Paulinas, válida para todos os países. Esta marca significa não só a garantia da qualidade, mas a assinatura que personaliza o gesto de amor de quem quer servir sempre melhor.
O logotipo, simples e forte, apresenta um mundo estilizado, no qual sobressai a letra P em vermelho. O mundo, que expressa a universalidade da evangelização, aparece em traços escuros e inacabados, sugerindo movimento, dinamismo e contínuo aperfeiçoamento.
A letra P recorda Paulo Apóstolo, pregador incansável, cuja coragem e zelo inspiraram padre Alberione. A letra P lembra ainda a "palavra de Deus", que, ao entrar no globo, oferece a luz e o amor de Cristo, que orienta a humanidade para Deus e contribui para a construção de uma sociedade justa e solidária.
A mesma letra traz, ainda, à mente vocábulos que lembram a riqueza da vida cristã: o pai, o pão partilhado, o perdão, a paz, a Páscoa e a Parúsia...
As irmãs paulinas, unidas a outras editoras católicas e grupos cristãos, que apostam na comunicação, têm o grande mérito de se empenhar para que os meios de comunicação no Brasil possam, sempre mais, aliar às notáveis qualidades artísticas e técnicas o enorme e indispensável potencial dos valores éticos e religiosos.
Nesse sentido, saudamos, com esperança, dois projetos: Igreja-Sat, que reúne 150 emissoras de inspiração católica, e o próximo lançamento da "Rede Viva" de televisão, fruto do idealismo de leigos católicos.
D. Luciano Mendes de Almeida escreve aos sábados nesta coluna.

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