São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disco já vendeu 3 milhões de cópias

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O inesperado sucesso do "Canto Gregoriano" é um fenômeno mundial. O disco já vendeu mais de 3 milhões de cópias.
Os cantos dos monges beneditinos de Silos foram lançados inicialmente na Espanha, onde venderam cerca de 300 mil cópias –60% delas para pessoas de 18 a 25 anos de idade.
No Reino Unido, o disco ficou em primeiro lugar na parada de discos clássicos por 16 semanas consecutivas. Na parada pop, ficou quatro semanas no topo, entre fevereiro e março. Sinal do apelo a diferentes públicos, os cantos foram tocados em rádios de música clássica, rock e pop.
Nos EUA, as vendas atingiram 2 milhões de cópias, chegando ao terceiro lugar na parada da revista "Billboard". No Canadá, o disco chegou ao oitavo lugar da parada, na França, ao vigésimo, na Holanda e Suíça, ao sétimo, e na Suécia e Finlândia, ao sexto lugar.
Para Roger Lewis, diretor de música clássica da gravadora EMI, o sucesso atual de cantos originados no século 6 pode ser atribuído ao estresse da vida atual.
"As pessoas os descrevem como o antídoto perfeito para o estresse da vida moderna", diz ele.

Texto Anterior: 'Imposto verde' sextuplica renda de cidades
Próximo Texto: Festival de Gregoriano reúne 400 cantores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.