São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mistura é mortal, diz médico

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O médico toxicologista Anthony Wong, professor da Faculdade de Medicina da USP, diz que a mistura de pólvora e álcool "é fatal".
Segundo Wong, a pólvora contém em sua fórmula química 80% de nitrato de potássio. E, quando se ingere a substância, ocorrem mudanças na hemoglobina -substância responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.
"Com o efeito da pólvora, a hemoglobina vira meta-hemoglobina, que é uma substância incapaz de transportar oxigênio", explica Wong. "E, com isso, a pessoa vai ficando azul, sem oxigênio".
O outro efeito da pólvora, relatado por Wong, é a queda da pressão sanguínea, graças à dilatação dos vasos sanguíneos, provocada pela mistura.
O médico também aponta os efeitos neurológicos decorrentes da mistura. "Com pólvora, o cérebro fica mais ativo e há alucinações, como se a pessoa estivesse flutuando, como se tivesse fumado ópio".
Em decorrência do aumento de atividade do cérebro, sustenta Wong, há um choque no organismo que pode baixar a pressão a zero e matar.
"Essa mistura é literalmente explosiva", ironiza o médico.
(CJT)

Texto Anterior: Cesp monta esquema para evitar blecaute
Próximo Texto: 'País perdeu o controle'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.