São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
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Processos de reengenharia exigem perseverança das organizações

STEPHEN LOWE
DO "USA TODAY"

Em 1987, a Eastman Kodak assistiu sua concorrente Fuji anunciar o lançamento de uma máquina fotográfica descartável.
Normalmente, a Kodak levaria 70 semanas para desenvolver um produto semelhante. Mas uma reação demorada daria à Fuji grande vantagem competitiva.
A Kodak remodelou seu processo de desenvolvimento de produtos. Reduziu quase à metade o tempo que levaria para criar sua máquina descartável.
O novo produto da Kodak é citado como exemplo de reengenharia no livro mais importante sobre o assunto, "Reengineering the Corporation", dos consultores norte-americanos Michael Hammer e James Champy.
A reengenharia é uma das mais novas tendências na administração. Significa "repensar e redesenhar fundamental e radicalmente os processos de negócios para conseguir melhorias dramáticas nas medidas críticas de desempenho, como custo, qualidade, serviço e velocidade".
Dois exemplos de processos são as etapas necessárias para satisfazer uma demanda dos clientes ou as fases de desenvolvimento de um novo produto.
Segundo os autores de "Reengineering", "a reengenharia significa jogar fora os sistemas antigos, começar de novo e inventar uma maneira melhor de fazer o trabalho".
Tendência"A reengenharia funciona e pode ajudar a tornar as empresas mais competitivas", diz Don Wilson, do Instituto Rochester de Tecnologia (IRT).
"Mas como todas as tendências é preciso muito trabalho e perseverança. Não é uma solução rápida", avisa.
Algumas empresas também utilizam os conceitos da reengenharia para reduzir seu quadro de funcionários, passando a fazer mais com menos pessoas.
Mas existem armadilhas, alertam os especialistas. Pode-se cair no erro de esquecer o lado humano da empresa, por exemplo.
Etapas
Primeiro a empresa determina o que precisa ser feito e, depois, como fazê-lo. Transformações de mercado, concorrência e novas tecnologias podem ter tornado os métodos da empresa obsoletos.
"A questão é perguntar se as coisas podem ser melhoradas", diz Wilson, do IRT. "Existe a esperança de que a reavaliação de todo o sistema reduza etapas burocráticas e enxugue o processo."
Então reengenharia quer dizer aplicar o bom-senso ao trabalho da empresa?
"Reengenharia é o nome de alguma coisa que as empresas deveriam fazer constantemente mas não fazem", exemplifica o consultor Scott Ball.
"Os benefícios que ela traz não são ilusórios, são muito reais e tangíveis."
A reengenharia tem pontos em comum com outra filosofia de administração: a administração da qualidade total.
Um dos princípios da qualidade total é melhorar continuamente os processos através de pequenas modificações.
Já a reengenharia processa uma mudança total. Mesmo assim, as duas podem se complementar, levando às transformações radicais. "É possível dar saltos enormes no modo pelo qual se aborda o processo", diz Jeffrey Simek, porta-voz da Xerox.
Tecnologia
No caso da Kodak, a mudança provocada pelo desenvolvimento da máquina fotográfica descartável foi possível através do design e da produção por computador.
A empresa também criou um banco de dados integrado de design, possibilitando o "desenvolvimento concomitante".
Isso permitiu que vários grupos trabalhassem simultaneamente. Os engenheiros de produção começaram a trabalhar enquanto o desenvolvimento da máquina ainda estava em andamento.
O novo processo permitiu aos engenheiros coordenarem melhor o trabalho e resolverem os problemas que surgiam em menos tempo. Um dos objetivos da reengenharia é evitar tarefas onerosas.
Abraham Seidmann, da Universidade de Rochester, avalia que o avanço da informática e a concorrência implacável são forças motrizes da reengenharia.
"A combinação desses dois fatores forçou as empresas a reavaliarem suas formas de organização tradicionais", diz.
Embora a era das máquinas de escrever e da papelada pertença ao passado "ainda estamos funcionando naqueles velhos esquemas, e não existe razão para continuar assim".

Tradução de Clara Allain

ONDE ENCONTRAR
LIVRARIA CULTURA: (011) 285-4457 - "Reengenharia Revolucionando a Empresa" (editora Campus, 189 págs., 17,82 URVs).

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