São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Participei do Projeto Rondon prestando serviço ao INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) de Marília (SP) de agosto de 73 a dezembro de 74. Na época recebi um certificado. Para conseguir juntar esse período ao meu tempo de serviço necessito de uma certidão. O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) alega que não tem condições de fornecer a certidão porque o Projeto Rondon foi extinto. Como devo fazer para conseguir o documento? Quem devo procurar?"(Ana Maria Prande, Lupércio, SP)

Responde a divisão de cadastro do Ministério do Bem-Estar Social:
"O atual responsável pelos registros do Projeto Rondon é o Ministério do Bem-Estar Social. As pessoas que participaram do Projeto Rondon e não receberam a certidão de reconhecimento da participação podem solicitar o documento através de requerimento enviado para: Esplanada dos Ministérios, bloco A, 4º andar, sala 452, CEP 70.054-000, Distrito Federal. A certidão é emitida em um período de sete a dez dias."
*
"Curso o 7º semestre de Economia na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Estou interessada em complementar meu curso com estágios fora do país e gostaria de obter os programas e endereços de instituições que façam intercâmbio na minha área." (Gelila Zarzar C. de Mello, 20 anos, Recife, PE)

Responde a AIESEC (Associação Internacional dos Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais): "Nossos programas cobrem atualmente 81 países para estudantes de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia de produção, informática e marketing, entre outros cursos da área gerencial. O interessado deve estar cursando pelo menos o 2º ano. A duração do intercâmbio varia de 45 dias a 18 meses. As inscrições são abertas duas vezes ao ano: em março/abril e em agosto/setembro. A taxa de inscrição é de US$ 30. O endereço da AIESEC é av. 9 de Julho, 2.029, CEP 01313-902, São Paulo, SP, e o telefone é (011) 285-5259."

Responde a Central de Intercâmbio:
"Temos estágios em mais de 60 países, promovidos por associações internacionais. As inscrições para participação dos dois programas existentes são anuais e feitas de maio a setembro, nos escritórios da Central de Intercâmbio em São Paulo e Campinas (SP). A taxa é de 30 URVs (Unidade Real de Valor). A agência de estágios Iaeste (The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) oferece oportunidades em empresas, institutos de pesquisa e universidades para estudantes de diversas áreas, tais como agronomia, arquitetura, biologia, economia, engenharia, veterinária e zootecnia. O endereço para contato é r. Goiás, 108, CEP 01244-030, São Paulo, SP, e o telefone é (011) 258-9188."
*
"Tenho um trabalho de poesia, sendo que algumas já venceram concursos e receberam menções honrosas. Gostaria de editá-las e como não sou do ramo desejo obter informações sobre como devo proceder."(José Bezerra, Pirassununga, SP)

Responde Pedro Paulo Sena Madureira, editor responsável da Editora Siciliano:
"O caminho a se tomar para conseguir editar uma obra em uma grande editora é universal. A pessoa que tenha interesse em ver sua obra publicada deve bater à porta das editoras para vender seu produto. O fato de escrever, contar histórias não significa que a pessoa vá conseguir espaço para divulgar o seu trabalho. Muitos fatores determinam a edição de uma obra. Entre eles a qualidade do material é fundamental."

Texto Anterior: CIEE e GV têm bolsa de estágio
Próximo Texto: Recém-formados dão 'receita de sucesso'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.