São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico admite volta de Branco à lateral

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO A LOS GATOS

O técnico Carlos Alberto Parreira admitiu a volta do lateral-esquerdo Branco à equipe se o jogador melhorar a forma física.
O preparador-físico Moraci SantÁnna vai intensificar os treinos com Branco, especialmente os de corrida em velocidade, a maior deficiência do lateral.
Branco chegou para os treinos nos Estados Unidos, dia 26 de maio, como titular. Dores no nervo ciático, nas costas, o afastaram dos treinos e facilitaram a ascensão do reserva Leonardo, que será o titular amanhã contra a Rússia.
A seguir, conheça as respostas para 15 questões que ajudam a entender melhor a seleção brasileira.
1) Qual é a maior preocupação do técnico Parreira?
O lado esquerdo da defesa. Os últimos três gols sofridos nasceram de jogadas por ali.
2) O que o técnico fará para melhorar a esquerda da defesa?
Parreira vai dizer ao time que, quando um dos dois laterais atacar, o outro tem de ficar na defesa.
O meia defensivo Mauro Silva ficará ainda mais recuado para compensar a ausência do lateral Leonardo quando este for para o ataque. O zagueiro Márcio Santosjogará mais próximo de Leonardo para ajudá-lo na marcação. Márcio Santos, Mauro Silva e Leonardo jogam pela esquerda.
3) A zaga melhora ou piora com a entrada de Márcio Santos no lugar de Ricardo Gomes?
Márcio é mais rápido do que Ricardo, tem menos experiência internacional e se equivale na capacidade de cabecear. Se não tivesse se contundido, Ricardo Gomes seria mantido como titular. Mais: Parreira o queria como capitão.
4) Por que Parreira escolheu Taffarel para ser o goleiro?
Porque o técnico considera a experiência de Taffarel na seleção sua maior qualidade. Aos 27 anos, jogou 70 vezes pelo Brasil. O reserva Zetti, sete vezes. O terceiro goleiro, Gilmar, seis vezes.
Taffarel só perderá a posição se se contundir, for suspenso ou falhar gravemente várias vezes –uma só não basta para sair.
5) Por que a seleção não joga com três atacantes?
Porque o técnico considera dois o número ideal. Para ter três atacantes, perderia um jogador no meio-campo. Parreira acha que isso enfraqueceria a marcação e que a criatividade no ataque não valeria a mudança.
6) O que mudará na equipe se Muller substituir Romário?
Ela perde o seu principal atacante. Romário marcou os dois gols contra o Uruguai no jogo que em setembro classificou o Brasil para Copa. Foi o artilheiro do Campeonato Espanhol de 1992/93.
Em compensação, Muller dá mais rapidez ao ataque. Bebeto muda de função. Em vez de dar os passes para Romário fazer os gols, passa a receber de Muller as bolas para marcar. Por isso, Bebeto prefere jogar com Muller.
7) Em que posição o meia reserva Mazinho pode entrar?
Parreira o testou no lugar dos meias defensivos Mauro Silva e Dunga e no lugar do meia Raí. A tendência é Mazinho substituir Mauro quando Parreira quiser tornar o time mais ofensivo. Mauro Silva só sabe defender. Não treina nem cobranças de falta. Com Mazinho, o meio-campo fica mais criativo e mais frágil na marcação.
8) Cafu tem chances de ser o lateral-direito titular?
Elas são muito pequenas. Parreira não quer escalá-lo no meio-campo, posição do jogador no seu clube, o São Paulo. Na opinião do treinador, Cafu não tem técnica para ser meia. Continuará sendo reserva da lateral direita enquanto Jorginho jogar bem.
9) O atacante Ronaldo vai jogar alguma vez no Mundial?
É possível, mas difícil. Entre os cinco jogadores convocados para o ataque –Ronaldo, Bebeto, Romário, Muller e Viola–, Ronaldo é hoje o último na preferência do técnico. Aos 17 anos, parece já estar contente por ter vindo aos Estados Unidos. Pouco se empenha nos treinos.
10) Branco pode voltar à lateral esquerda?
A resposta dependerá do desempenho de Leonardo, que "roubou-lhe" o lugar. Se Leonardo continuar deficiente na marcação e Branco recuperar parcialmente a forma física, Parreira pode colocar o antigo titular de volta ao time.
O técnico acha que Branco "conhece mais a posição" do que Leonardo –que há anos atua no meio-campo em seus clubes.
11) Quem vai cobrar as faltas?
Quando elas forem cobradas diretamente, Leonardo, Raí e Bebeto. Quando houver passe antes do chute a gol, outros jogadores participarão.
12) Qual a principal jogada ofensiva em escanteio?
As cabeçadas de Raí e Márcio Santos. Jorginho ficará junto à trave mais próxima ao canto onde o escanteio for cobrado para cabecear para trás, passando para um companheiro completar.
13) Quem vai cobrar pênalti?
O primeiro cobrador é Raí. Se ele não quiser, Bebeto deve ser o batedor.
14) Quais as principais características defensivas da seleção?
Joga com dois meias defensivos (Mauro Silva e Dunga) em vez de um, e tem um meia (Zinho) com importante tarefa de marcação.
15) Quais as principais características ofensivas?
Tem dois atacantes que podem se movimentar livremente e dois laterais (Jorginho e Leonardo) que atacam com eficiência.

Texto Anterior: Santana faz show antes da partida
Próximo Texto: Fofas! Eu levo praí a Caneca do Gay Games!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.