São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefones disparam às vésperas do Real

NELSON ROCCO
DA REDAÇÃO

Os preços das linhas telefônicas em São Paulo estão disparando às vésperas da entrada em vigor do Plano Real.
Em maio, pesquisa do Datafolha mostra que a média de aumento nos preços das linhas ficou acima de 70%. A inflação foi de 45%.
As variações superam índices de inflação, rendimentos da caderneta de poupança e de outras aplicações financeiras.
A alta é maior que os 47,17% obtidos pelos poupadores em cadernetas e superior à taxa de inflação medida pelo IPC-Fipe (índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP), de 45,10% (veja quadro ao lado).
A disparada nos preços, segundo empresários que atuam no mercado paralelo de telefones, se deve à redução do número de ofertas e ao menor volume de negócios.
Sérgio de Oliveira, 33, gerente de produto do Balcão do Telefone, diz que o volume de vendas tem diminuído a cada mês.
Oliveira afirma que, nas oito lojas da empresa, foram vendidas 1.282 linhas em maio, abaixo das 1.367 de abril.
Até dia 14 de junho, a empresa vendeu 459 telefones, o que projeta um total de, "no máximo" 1.000 linhas até o final do mês.
Os cálculos do Balcão do Telefone mostram que os preços aumentaram 73,72% em maio. Em junho, até dia 15, a elevação já estava em 45,14%, diante de uma alta de apenas 19,17% da Ufir (Unidade Fiscal de Referência).
Segundo Oliveira, as projeções da empresa para a elevação dos preços das linhas até o final deste mês supera 110%.
O gerente comenta os "exageros" do mercado, citando como exemplo o aumento de 207% em 30 dias para os preços dos telefones de Cidade Tiradentes (bairro da zona leste de São Paulo).
Há linhas, no entanto, que deixam para trás a alta do custo de vida apurada pelo IPC-Fipe, de 483,90% , de janeiro a maio.
É o caso dos telefones de Alphaville (região da Grande São Paulo), que aumentaram 708,50%; e de Santa Ifigênia (região central), com alta de 597,80%.
O Datafolha calcula a variação semanal dos preços de linhas telefônicas, com base em informações de 65 empresas especializadas.
Para obter a variação de janeiro a maio, o Datafolha calculou o índice para cada mês e, posteriormente, acumulou os percentuais. (NR)

Texto Anterior: Entidades podem ajudar
Próximo Texto: Valor do aluguel supera URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.