São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
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Como montar uma pequena empresa para confecção de lingerie?

João Batista, Miguelópolis, SP

Antes começar você deve selecionar o segmento de mercado que pretende atuar, ou seja, qual o sexo, a faixa etária, a classe econômica, entre outros aspectos, que identifica esse segmento.
Em função disso, deve definir a linha de produtos a ser desenvolvida, que tipo de peças serão fabricadas, qual a matéria-prima a ser utilizada e o grau de sofisticação ou popularidade que o produto deve ter.
Se você for atender uma clientela do sexo feminino, situada numa faixa etária entre 18 a 35 anos, de classe econômica média e alta, por exemplo, a linha de fabricação deve ser mais sofisticada.
As peças devem ser produzidas com matéria-prima à base de seda ou poliester de boa qualidade.
Uma pequena confecção de lingerie deve iniciar com uma produção pequena, entre 2.000 e 4.000 peças mensais.
Para produzir esse volume é necessário o trabalho de três costureiras e dois ajudantes.
É preciso ter máquina de costura reta, de costura ziguezague, máquina para pregar elástico e máquina overloque.
Outros equipamentos básicos são ferros a vapor, tábuas de passar, mesa de corte, prateleiras, expositores etc.
O investimento inicial com a compra de equipamentos, mais um pequeno capital de giro para o estoque de matérias-primas, embalagens e acessórios, além de um fundo para despesas iniciais com salários e encargos, fica entre US$ 30 mil e US$ 50 mil.
Esse investimento pode ser reduzido em pelo menos 30% se você optar pela compra de máquinas e equipamentos usados.
É bom saber que o setor de lingerie é muito concorrido. Estima-se que existam cerca de 3.000 fábricas no país, a maioria de pequeno porte.
O empreendedor deve ter muito talento para criar peças inovadoras e muita vontade para conquistar um espaço dentro desse mercado competitivo.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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