São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Huston acerta a mão

INÁCIO ARAUJO

Para quem gosta de qualquer John Huston, não há discussão. Para quem põe o pé atrás frente a boa parte de seus filmes, no entanto, "Cidade das Ilusões" é uma surpresa. Ao tomar um lutador de boxe em ocaso de carreira como seu personagem, Huston aborda um tema pessoal (ele mesmo foi lutador). Talvez por isso, em lugar do espetáculo que domina, digamos, "A Honra do Poderoso Prizzi", tudo aqui é discreto, baixo, distante da idéia de "grande arte". Em compensação, cada músculo do corpo ou do rosto dos lutadores, de Stacy Keach em particular, quando se move traz à tona uma vida, uma alma, uma torrente de sentimentos, de ambições e frustrações. É um pequeno filme quase encostado no meio de títulos tão mais prestigiosos. Mas é um dos grandes momentos da carreira deste diretor tão irregular. Em versão original com legendas. (Inácio Araujo)

CIDADE DAS ILUSÕES (Fat City). EUA, 1972, 99 min. Direção: John Huston. Com Stacy Keach, Jeff Bridges, Susan Tyrrell. Na Globo.

Texto Anterior: A fábula das mil cordas
Próximo Texto: Começa o romance entre Diná e Otávio; Frida larga Maxwell e reata com Áureo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.