São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valéria Monteiro gosta de ser atriz

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

Quando apresentava telejornais na Rede Globo, Valéria Monteiro ria dos convites para virar atriz. Este ano, porém, aceitou um papel na minissérie "Incidente em Antares" –e gostou.
Aos 28 anos, Valéria será Valentina, uma balzaquiana que vive o dilema entre o casamento por conveniência com o juiz Quintiliano (Carlos Eduardo Dolabela) e a paixão por um jovem padre (Alexandre Borges).
"É uma experiência libertadora", define ela. Atualmente, Valéria mora em Nova York, onde trabalha como modelo para a agência Elite. Mas seu ciclo nesta profissão também está no fim.
"Foi uma oportunidade que eu aproveitei, mas não quero e nem dá para virar modelo a esta altura", afirma ela que também foi a primeira mulher a apresentar o "Jornal Nacional", da Globo.
O convite para a minissérie aconteceu há algumas semanas, quando Valéria se preparava para vir ao Brasil de férias com sua filha Vitória, 4.
Foi procurada por Mário Lúcio Vaz, diretor da Central Globo de Produção, e Carlos Manga, diretor artístico de "Incidente em Antares".
Eles já tinham tentado convencê-la a atuar em "Mulheres de Areia", mas Valéria estava iniciando a carreira de modelo e pediu um tempo.
"Na época da novela eu estava indo para Nova York, mas disse que se fosse uma coisa menor, aceitaria", conta.
Hoje, com várias cenas da minissérie já gravadas no Rio e em Pelotas (RS), Valéria não esconde o entusiasmo. "Estou muito contente com essa nova perspectiva", diz.
Para não se expor à sua própria auto-crítica, tem evitado ver as cenas que gravou. "Tenho consciência de que não sou nenhuma Glória Pires, mas deixo a avaliação para os diretores e o público."
Uma coisa é certa: ela gosta do que está fazendo. "Posso exercer o lado criativo, o que no jornalismo é mais difícil. É divertido, mas há um desgaste extra por causa da tensão e do aprendizado."
Além das dezenas de horas que passou lendo notícias em teleprompters, Valéria tinha em seu currículo algumas representações no colégio e exibições num grupo de balé de Campinas (SP).
"Pedi ajuda aos diretores e procurei semelhanças minhas com a personagem. Mas buscamos algo não tão óbvio e aí já ficou mais complicado."
As gravações da minissérie terminam em três semanas e Valéria volta a Nova York. Vai se matricular em um curso de arte dramática e rever o namorado Justin.
"Gosto de desafios e aventuras, mas sou muito caseira. É bom voltar para casa do trabalho e encontrar marido, filha, pessoas com quem se pode contar", diz a nova atriz.

Texto Anterior: Atriz veterana tenta sair da geladeira
Próximo Texto: "Rede Globo ignorou seus telespectadores"; Pela volta dos filmes de Elvis e Jerry Lewis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.