São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra chega ao fim e já está saturada

DA REPORTAGEM LOCAL

O minianel viário de São Paulo já está saturado. Seus 55 quilômetros são congestionados e prejudicados por 35 cruzamentos com semáforos e pistas irregulares.
Em março –quando foi aberto o túnel sul do complexo Maria Maluf, permitindo dar uma volta na cidade no sentido anti-horário–, a Folha demorou 1 hora e 54 minutos para concluir o percurso.
O teste foi feito no horário de "rush" da tarde. A velocidade média foi de 29 km/h.
O pior trecho é o da avenida Bandeirantes, entre a marginal Pinheiros e o aeroporto de Congonhas. Os 4,9 km do trajeto foram percorridos em velocidade média de 9,8 km/h.
A avenida, rota dos caminhões que vão do interior do Estado para o litoral e ABC, é estreita demais para a demanda. Alguns trechos têm cinco faixas e outros, só três.
O segundo pior trecho do minianel fica entre o complexo Maria Maluf e a avenida Luis Inácio de Anhaia Melo.
Os congestionamentos são causados pelo excesso de semáforos. O ponto crítico é a praça Altemar Dutra, que funciona com um trevo de acesso à Via Anchieta.
No teste feito pela Folha em março, havia 800 metros de lentidão nas proximidades da praça, onde os semáforos ficavam abertos por apenas 25 segundos.

Texto Anterior: Leptospirose matou 33 em 94
Próximo Texto: Avenida terá novo viaduto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.