São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amyr Klink planeja volta ao mundo

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de cruzar o Atlântico a remo, invernar na Antártida e dar um "pulo" no Ártico, Amyr Klink, 38, já está trabalhando em seu novo projeto, batizado de "Viagem à China".
A idéia é dar uma volta ao mundo passando pelos dois pólos, com uma importante escala de seis meses na China.
A previsão de partida é daqui a três anos e a viagem duraria outros três. Por enquanto, Klink está experimentando novas fórmulas para a construção de barcos. "Vai ser revolucionário", diz.
Os testes acontecem na ilha da Bexiga, em Parati, onde ele está montando a Escola do Mar.
Ano que vem a escola abre para velejadores que queiram aprender alguns truques para condições extremas.
Klink não gosta muito da expressão "aventureiro". "Me sinto mais como um curioso, alguém que gosta de conhecer o planeta", diz.
Ele entrou para a história em 20 de outubro de 1984, quando aportou em Salvador, na Bahia (nordeste do Brasil), se tornando o primeiro homem a cruzar o Atlântico Sul a remo.
Partiu no dia 10 de junho do porto de Luderitz, na Namíbia (sudoeste da África) remando por exatos cem dias.
"Quando cheguei na Bahia, o que senti foi uma imensa tranquilidade. Estava um dia lindo e havia uma glória interior por ter alcançado o objetivo."
A viagem foi feita no barco Paraty, com 5,94 m de comprimento, construído especialmente para a ocasião. Está tudo no livro "Cem Dias Entre Céu e Mar".
A segunda expedição solitária de Klink foi mais longa: ele foi de veleiro (também construído especialmente e batizado Paratii) até o pólo Sul, invernou por sete meses e de lá foi ao pólo Norte.
Meu sonho era ir até a ilha de Mossen, no Ártico. Velejei 20 mil milhas para chegar até lá, fiquei em torno de três horas e voltei para casa."
Depois desta "conquista", Klink diz que passou a entender o prazer dos alpinistas em escalar uma montanha para ficar dez minutos no topo.
A viagem rendeu dois livros –"Paratii Entre Dois Pólos", contando a história, e "Janelas do Paratii", só de fotografias.

Texto Anterior: EUROPA; ÁFRICA
Próximo Texto: OCEANO PACÍFICO; NO MUNDO; NOS PÓLOS; ATLÂNTICO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.