São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hélio Costa lidera em Minas com 54% dos votos

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Hélio Costa (PP) lidera com 54% a primeira pesquisa do Datafolha sobre as intenções de voto ao governo de Minas Gerais.
Ele está 44 pontos acima de seu mais próximo adversário, Eduardo Azeredo (PSDB), e possui duas vezes e meia mais apoio que os demais concorrentes somados.
José Alencar Gomes da Silva (PMDB) vem em terceiro lugar, com 6%, e Antonio Carlos Pereira (PT), está em quarto, com 5%.
Os 1.299 eleitores entrevistados em Minas nos dias 9 e 10 de junho mantêm a preferência por Hélio Costa na pesquisa espontânea, mas com apenas 11% das intenções.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é convidado a declinar sua preferência sem auxílio do cartão, 77% dizem estar indecisos.
O resultado até agora obtido por Costa é um reflexo de sua imagem pessoal. O eleitorado parece ter abandonado um engajamento que leve em conta os partidos.
O fato de o governador Hélio Garcia não ter filiação partidária e considerar que se trata de um trunfo alimenta essa tendência.
O candidato do PP é escolhido por 52% dos simpatizantes do PT, 65% dos que se identificam com o PMDB e por 74% dos que preferem o PFL.
Pereira, o candidato petista, está em terceiro lugar entre os eleitores de seu partido, com 8%, atrás também do concorrente do PSDB.
José Alencar Gomes da Silva só é escolhido por 5% dos eleitores que se dizem peemedebistas.
Hélio Costa mantém maioria em todos os estratos do eleitorado. Mas cai bastante entre os eleitores com formação superior (29%, contra 26% para o tucano Azeredo).
Também fica abaixo da maioria absoluta (40%) na faixa de eleitores com renda familiar superior a dez salários mínimos e entre aqueles com 60 anos ou mais (48%).
Quanto à taxa de rejeição, o candidato petista e o peessedebista empatam nos 26%. A taxa do peemedebista é de 22% e a do candidato do PP é de 14%.
(JBN)

Texto Anterior: INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR DO RIO
Próximo Texto: A DISPUTA PELO GOVERNO DE MINAS GERAIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.