São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Haggis" é iguaria para bico de tucano

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Alô, Rogério Fasano! Alô, Massimo Ferrari! O que é que vocês estão esperando para incluir a buchada de bode no menu de seus restaurantes?
Depois que Fernando Henrique Cardoso afirmou que buchada de bode é "uma delícia", não há gourmet em terras tapuias que não esteja salivando de curiosidade para experimentar a iguaria nordestina.
Se, em vez de ter lecionado na França, o candidato tucano tivesse dado aulas na Universidade de Edimburgo, teria nos poupado da pífia comparação entre a buchada de bode e as tripas à moda de Caen.
Se tivesse vivido na Escócia, FHC teria feito uma comparação bem mais adequada. Teria estabelecido semelhanças entre a buchada de bode e o prato nacional escocês, o "haggis".
Trata-se de um cozido composto por pulmões, coração, fígado e gorduras de carneiro. As entranhas são trituradas, cozinhadas e enfiadas na tripa do próprio animal. Não é à toa que o menor livro do mundo é o livro de culinária britânica...
Mas, já que Fernando Henrique é um apreciador de pratos exóticos, aproveito a notícia divulgada nesta Folha na última segunda-feira, sobre a proliferação de ratos em São Paulo, para sugerir um menu que una o útil ao agradável.
Nos anos 70, o livro do genial grupo humorístico Monty Python, "The Brand New Monty Python Papperbok", dedicou um capítulo inteiro à culinária à base de ratos.
Uma das sugestões apresentadas no livro é o suflê de rato. Diz a receita: "Pegue quatro ratos de tamanho médio e deite-os sobre uma tábua de cozinha. Em seguida, arranje um facão afiado. Levante-o sobre as cabeças dos animaizinhos. Faça com que seus pescocinhos fiquem bem expostos e desça o facão sobre eles com força. Coloque as cabeças dos ratos em um suflê e leve ao forno."
Há também a refinadíssima receita de torta de rato: "Certifique-se de que os ruídos emitidos pelo rato não sejam ouvidos da rua, especialmente em áreas patrulhadas pelo Esquadrão Antitorta de Rato. Corte o roedor em pedaços, enfie dentro de uma torta e leve ao forno".
O livro sugere ainda uma receita de "pedaços de rato escondidos debaixo de uma cadeira". Se o senador quiser, passo, com o maior prazer, a receita para a dona Ruth.

Texto Anterior: Depois de 37 dias, termina greve na USP
Próximo Texto: Paranóia;Topo Gigio; Em Branco; Solidariedade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.