São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Saiba como fazer música no micro

RODOLFO LUCENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Fazer música –mesmo sem tocar nada– é barbada para quem tem micro. Programas que custam a partir de US$ 50 podem transformar qualquer um em compositor popular, ou até em parceiro de grandes mestres como Beethoven.
O segredo está em um código de comunicação que permite ao computador "conversar" com instrumentos musicais. Chama-se Midi, sigla em inglês que significa interface digital para instrumentos musicais.
Quando você aciona alguma tecla em um teclado Midi, o computador não "ouve" nem grava o som. Ele recebe informações: tal tecla foi acionada, com tal intensidade, por tanto tempo.
O micro grava a sequência em que as teclas foram tocadas. Depois, manda a ordem para o teclado Midi e você ouve a música que havia produzido.
Há programas que escrevem a música na partitura enquanto você está produzindo seu som. Quem conhece teoria, mas não é capaz de dedilhar um violão, pode escrever as notas musicais direto na partitura, como em um editor de textos.
Outros programas criam acompanhamentos. É o caso do "Band-in-a-Box": é só dar o tom que ele faz a "cozinha", com piano, baixo e bateria tocando no estilo escolhido, de country a rock, de valsa a bossa nova.
É possível também comprar disquetes com músicas gravadas em arquivos Midi. Dá para tocar, por exemplo, a Nona Sinfonia. Você acompanha no teclado ou se aventura a criar variações sobre a obra de Beethoven.
Parece brincadeira de criança –e até pode ser, como mostram os irmãos Tomás e Ian Anker. Eles se divertem com um sistema que ensina a tocar piano e é dublê de videogame (leia texto ao lado).
Quem mais se beneficia, porém, são os músicos profissionais, que ganham recursos que talvez nunca pudessem obter.
"Quando eu poderia ter uma orquestra para experimentar meus arranjos?", pergunta o guitarrista Mozart Mello, que trabalha com música computadorizada.
Quem quiser experimentar deve ter os programas e um micro com algo que produza sons, desde uma placa como a Sound Blaster, para os menos ambiciosos, até teclados eletrônicos.
Para fazer a ligação do micro com o instrumento musical é preciso uma placa Midi.

LEIA MAIS sobre música no computador na pág. 6-8.

Próximo Texto: Teclado e computador Amiga ensinam piano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.