São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo processador desafia domínio da Intel

REGINA HELENA C. SANTANA; MARCOS JOSÉ SANTANA; JOÃO CARLOS DE M. MORSELLI JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Após um longo período de liderança absoluta dos processadores Intel da família 80.x86, surge finalmente uma nova geração de processadores, capaz de se tornar o principal foco de atenções nesta década.
Trata-se da família de microprocessadores denominada PowerPC, fruto do trabalho conjunto das empresas Apple, Motorola e IBM, através de um consórcio cujo compromisso fundamental é a obtenção de alto desempenho a um custo compatível com os computadores pessoais atualmente disponíveis no mercado internacional.
Esse novo processador explora o alto desempenho alcançado com sistemas baseados em arquiteturas Risc (Reduced Instruction Set Computers), que correspondem a processadores com um conjunto de instruções básicas reduzidas e otimizadas.
As máquinas tradicionais existentes no mercado usam processadores baseados em arquiteturas CISC (Complete Instruction Set Computers), que se caracterizam por um conjunto de instruções básicas extenso, com inevitável perda de desempenho em certas situações e possível aumento em custo de implementação do processador.
Até o lançamento do PowerPC, a tecnologia Risc era associada a estações de trabalho de alto desempenho e alto custo.
Apple, Motorola e IBM estão mudando esse conceito, propondo máquinas baseadas nesse novo microprocessador e com custo compatível com máquinas pessoais de alto desempenho.
Os computadores Power Macintosh, da Apple, estão entre as primeiras máquinas que usam o novo chip (leia textos abaixo e na página 6-7).
A filosofia básica que orienta o projeto e implementação da nova família de chips inclui alto desempenho a custo relativamente baixo e também alto grau de compatibilidade com as plataformas existentes no momento.
Isso significa que os atuais usuários de sistemas DOS e "Windows" podem ficar tranquilos, pois as máquinas baseadas no PowerPC devem permitir a execução da vasta gama de software existente no momento.
As máquinas da família PowerPC serão, sem dúvida, o destaque dos próximos anos, oferecendo a nível pessoal, desempenho, capacidade de armazenamento e recursos antes só disponíveis em estações de trabalho de alto custo.

Colaborou Nivaldi Calônego Jr.

Texto Anterior: Veja quem fez o teste
Próximo Texto: VEJA OS RESULTADOS DOS TESTES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.