São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994 |
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Prince multimídia se perde em brincadeiras
LUÍS ANTÔNIO GIRON
O compositor e cantor norte-americano Prince, 36, vive agora a realidade virtual. No último dia 7, ele teve vida e obra editados em CD-ROM pela empresa norte-americana Compton's New Media. A companhia - reresentada no Brasil pela Devel USA - celebra o CD-ROM "Prince Interavtive" como o primeiro produto do gênero a associar tecnologia de ponta a um "megastar". Pena que a arte do astro se banalize à primeira clicada. Tudo parece ótimo. O CD soma computação gráfica, jogos eletrônicos e multimídia (tecnologia que integra texto, sons e imagens no computador). Será lançado no Brasil durante a 8ª Fenasoft, no Anhembi, São Paulo, de 19 a 22 de ulho7j1 nos estandes da Brasoft e da Itautec. Existir em potência era o caminho natural para Pri1. Nos anos 70 e 80, o músico fez a glória ao sintonizar o pop dançante com aquisições de estúdio de som e temas sensualmente atrevidos. Ele afirmou em 93 que suspenderia gravações de discos em estúdio. Editou então pela Warner uma coletânea comemorativa e seus 14 anos de carreira - com quinze discos - se se retirou para sua mansão-estúdio em Minneapólis. Música, sexo e tecnologia forma a sua arte. Não pode faltar à fórmula umas colherdas de mistério e de fetiches. Prince foi o primeiro mestre pop a explorar a tecnologia digital. Seus CDs pretendem ser fetiches. Um CD-ROM de Prince deveria ser manteiga no pão. Mas não é. Se o produto potencializa os traços do músico, rebaixa a farsa o mistério que sempre bimbalhou nos seus trabalhos. O CD-ROM normal aposta no didatismo. Quer ensinar, fornecer dados, localizar o usuário no universo abordado. "Prince Interacteve", não. É um jogo que lembra o videogame. Propõe 400 possibilidades de ação, em que as informações são escravas da brincadeira. Um Prince alegórico abre a sua mansão ao mouse. A princípio, você tem a sensação de profanar a intimidade do músico. O programa conduz a salões, sala, quarto, estúdio e clube de Prince, todas cópias virtuais da casa original. A idéia é fazer a pessoa passar por diversos cômodos, enquanto obtém informações clicando quadros, livros e outros objetos pessoais do astro. Os quadros ganham vida e mostram íntegras de clips célebres da carreira o músico. Prince aparece com várias idades, maquiagens e expressões. A certa altura, o usuário tem o direito de tocar duas backing vocals de sutiã e calcinha. Uma joga você ao início. Outra bare a porta do quarto de Prince. Ali está o guarda-roupa cheio de modelitos prontos para serem esmiuçados. Em vez de de se revelar, porém, Prince se oculta ainda mais atrás das portas estroboscópicas da hiperrealidade. "Prince Interactive" é o jogo clássico do labirinto acolado ao voyeurismo contemporanêo. No lugar do Minotauro está o Vazio. E você, como todo bom Teseu "voyeur" sai insatisfeiro da experiência. Ou da falta dela. ONDE ENCONTRAR BRASOFT: Tel. (011) 725-7311; DEVELL: (011) 240-7718; IRAUTEC (0800) 12-1444 Texto Anterior: Lenda e filme viram jogos em CD e vão para a tela do computador Índice |
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