São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Prince multimídia se perde em brincadeiras

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Prince multimídia se perde em brindadeiras
O compositor e cantor norte-americano Prince, 36, vive agora a realidade virtual. No último dia 7, ele teve vida e obra editados em CD-ROM pela empresa norte-americana Compton's New Media.
A companhia - reresentada no Brasil pela Devel USA - celebra o CD-ROM "Prince Interavtive" como o primeiro produto do gênero a associar tecnologia de ponta a um "megastar".
Pena que a arte do astro se banalize à primeira clicada.
Tudo parece ótimo. O CD soma computação gráfica, jogos eletrônicos e multimídia (tecnologia que integra texto, sons e imagens no computador). Será lançado no Brasil durante a 8ª Fenasoft, no Anhembi, São Paulo, de 19 a 22 de ulho7j1 nos estandes da Brasoft e da Itautec.
Existir em potência era o caminho natural para Pri1. Nos anos 70 e 80, o músico fez a glória ao sintonizar o pop dançante com aquisições de estúdio de som e temas sensualmente atrevidos.
Ele afirmou em 93 que suspenderia gravações de discos em estúdio. Editou então pela Warner uma coletânea comemorativa e seus 14 anos de carreira - com quinze discos - se se retirou para sua mansão-estúdio em Minneapólis.
Música, sexo e tecnologia forma a sua arte. Não pode faltar à fórmula umas colherdas de mistério e de fetiches. Prince foi o primeiro mestre pop a explorar a tecnologia digital. Seus CDs pretendem ser fetiches.
Um CD-ROM de Prince deveria ser manteiga no pão. Mas não é. Se o produto potencializa os traços do músico, rebaixa a farsa o mistério que sempre bimbalhou nos seus trabalhos.
O CD-ROM normal aposta no didatismo. Quer ensinar, fornecer dados, localizar o usuário no universo abordado. "Prince Interacteve", não. É um jogo que lembra o videogame. Propõe 400 possibilidades de ação, em que as informações são escravas da brincadeira.
Um Prince alegórico abre a sua mansão ao mouse. A princípio, você tem a sensação de profanar a intimidade do músico. O programa conduz a salões, sala, quarto, estúdio e clube de Prince, todas cópias virtuais da casa original.
A idéia é fazer a pessoa passar por diversos cômodos, enquanto obtém informações clicando quadros, livros e outros objetos pessoais do astro. Os quadros ganham vida e mostram íntegras de clips célebres da carreira o músico. Prince aparece com várias idades, maquiagens e expressões.
A certa altura, o usuário tem o direito de tocar duas backing vocals de sutiã e calcinha. Uma joga você ao início. Outra bare a porta do quarto de Prince. Ali está o guarda-roupa cheio de modelitos prontos para serem esmiuçados.
Em vez de de se revelar, porém, Prince se oculta ainda mais atrás das portas estroboscópicas da hiperrealidade.
"Prince Interactive" é o jogo clássico do labirinto acolado ao voyeurismo contemporanêo. No lugar do Minotauro está o Vazio. E você, como todo bom Teseu "voyeur" sai insatisfeiro da experiência. Ou da falta dela.

ONDE ENCONTRAR
BRASOFT: Tel. (011) 725-7311; DEVELL: (011) 240-7718; IRAUTEC (0800) 12-1444

Texto Anterior: Lenda e filme viram jogos em CD e vão para a tela do computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.