São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Computador tira nota baixa como médico

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Quatro programas de computador especialistas em diagnósticos médicos receberam notas baixas em avaliação feita pelo "New England Journal of Medicine".
A equipe de pesquisadores convocada para avaliar os programas conclui que eles podem ser úteis, mas apenas para alguém treinado para ignorar as informações irrelevantes que tendem a gerar.
Programas para diagnóstico por computador já caminharam bastante, mas ainda há muito a progredir, escreveu Jerome Kassirer, editor da revista.
Os quatro programas (Dxplain, Iliad, Meditel e QMR) tiveram resultados semelhantes nos testes conduzidos por Eta Berner, da Universidade do Alabama (EUA).
Nos testes, os computadores receberam 105 casos difíceis, respondendo com uma lista de sugestões para diagnóstico. A primeira sugestão foi correta em apenas cerca de 16% dos casos.
Embora cada programa tenha tido desempenho nelhor ou pior em certos critérios, nenhum foi melhor em todos, diz a pesquisa.

Texto Anterior: Equipe acha indícios de novos planetas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.