São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado europeu reage bem

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

Os mercados europeus reagiram bem à fala do presidente do Fed, Alan Greenspan. A Bolsa de Paris fechou ontem com alta de 1,39%, recuperando boa parte da queda acumulada nos dois primeiros dias da semana (-2,3%). O dólar se valorizou ontem em relação às moedas européias, interrompendo a forte ocorrida segunda e terça.
O início da semana foi negro para as Bolsas de todo o mundo. As altas taxas de juros do mercado norte-americano derrubaram as cotações das ações, principalmente na segunda-feira (-4,2% em Milão e -3,99% em Frankfurt).
O motivo de juros tão altos nos EUA são os temores sobre inflação. O mercado acha que o governo norte-americano terá que manter os juros altos para não deixar que a inflação suba, o que onera os custos das empresas com ações em Bolsa. O resultado é a desvalorização das ações.
Mas após o anúncio de ontem de Greenspan, de que o Fed e o Bundesbank não ficarão indiferentes à queda do dólar e de que a inflação está controlada, o mercado acabou aceitando uma queda nos juros.
A resposta foi imediata nas Bolsas do mundo todo. Uma outra boa notícia ontem foi a queda no preço de algumas commodities, como a soja. É mais um sinal para o mercado que o governo não irá precisar subir os juros para conter a inflação.

Texto Anterior: Clinton tenta socorrer dólar com declarações
Próximo Texto: Conversão para real seguirá valor da URV em 30 de junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.