São Paulo, sexta-feira, 24 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Houston Rockets é o campeão da NBA

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Houston Rockets se sagrou campeão da NBA, a liga profissional de basquete dos EUA.
Foi o primeiro título do time na liga. Ganhou a série melhor de sete jogos da decisão por 4 a 3 contra o New York Knicks.
O desempate foi vencido pelos Rockets anteontem à noite, no Summit de Houston, que teve suas dependências lotadas pelos torcedores (16.279 lugares). Os Rockets bateram os Knicks por 90 a 84.
O título de campeão retorna à Conferência Oeste da NBA, após cinco anos na posse de equipes da Conferência Leste (bi do Detroit Pistons e tri do Chicago Bulls).
O último campeão do Oeste tinha sido o Los Angeles Lakers, em 1987-88, que na época era dirigido por Pat Riley, técnico atual do New York Knicks.
O destaque do desempate foi o pivô Hakeem Olajuwon, dos Rockets, que marcou 25 pontos, apanhou dez rebotes, deu sete assistências e foi eleito o melhor jogador das finais.
Anteriormente, o Houston havia chegado em duas finais (81 e 86) e perdido ambas para o Boston Celtics. O técnico Rudy Tomjanovich, dos Rockets, era assistente-técnico na campanha de 86, depois de ter atuado no time como jogador e anotador de dados de jogo.
"Todas as partidas da final foram decididas nos últimos minutos. Foi incrivelmente excitante. Estive várias vezes à beira de um infarto", desabafou Tomjanovich.
O técnico Pat Riley, do New York, fez questão de elogiar o armador John Starks, que falhou em 11 arremessos de três pontos.
"Ele (Starks) não tem medo. É um dos melhores jogadores que já tive à minha volta em toda vida e eu o adoro pela natureza competitiva que tem", disse o técnico.
Starks ficou aborrecido com sua performance na partida decisiva. "Não sei o que aconteceu, tive arremessos fáceis mas não consegui acertá-los. Estou desiludido, mas assim é o esporte", falou o armador, destaque em outros jogos.
Pat Riley tentou ser o segundo técnico na história da NBA a ganhar títulos por equipes diferentes, mas acabou registrando uma marca negativa, a de ser o segundo em perder quatro finais.
Olajuwon venceu o duelo com Pat Ewing, que anotou apenas 17 pontos. O pivô dos Knicks ficou frustrado com a derrota. "Podíamos ter vencido com facilidade, mas perdemos", afirmou.
Os armadores Cassell (13 pontos), Maxwell (21) e Kenny Smith (11) também superaram Derek Harper (23 pontos), John Starks (8) e Hubert Davis (3).
O Houston ganhou todas as parciais do sétimo jogo: 22/21, 23/22, 18/17 e 27/24. Nenhum dos finalistas atingiu 100 pontos nas sete partidas das finais. Prevaleceu o jogo defensivo, mais truculento, com pouco espetáculo.
O time campeão: Scott Brooks, Carl Herrera, Sam Cassell, Vernon Maxwell, Mario Elie, Chris Jent, Robert Horry, Kenny Smith, Otis Thorpe, Hakeem Olajuwon, Earl Cureton, Matt Bullard e Rudy Tomjanovich (técnico).
A campanha do Houston; temporada regular - 58 vitórias e 24 derrotas; segunda fase - eliminou o Portland (3 a 1), o Phoenix (4 a 3), o Utah (4 a 1) e o New York (4 a 3).(Edgard Alves)

*Com agências internacionais

Texto Anterior: Tea for two; Kampai; Pronta-entrega
Próximo Texto: Olajuwon ganha outro prêmio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.