São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O escritor Harold Brodkey lança 'Profane Friendship' nos EUA

DA REDAÇÃO

O escritor norte-americano Harold Brodkey acaba de lançar nos Estados Unidos seu mais novo trabalho: o romance "Profane Friendship" (Farraur, Straus & Giroux).
Brodkey –que ficou conhecido por ter publicado um ensaio na revista "New Yorker" contando em um texto de tom testemunhal sua rotina como um doente contaminado pelo vírus HIV– é considerado pela crítica norte-americana, um dos maiores escritores da sua geração, ao lado de nomes como Gordon Lish e Don Delillo.
Em "Profane", o autor narra a história de um intenso caso de amor entre dois homens, um romancista americano chamado Nino e um italiano de nome Onni.
Na história, composta por uma forte carga de erotismo, os personagens funcionam como se fossem uma única pessoa, mantendo distâncias e aproximações entre seus desejos e planos. Seus nomes funcionam como um anagrama.
Segundo o crítico John Skow, da revista "Time", o livro é composto, em sua maioria, das obsessões sexuais do escritor.
Ele afirma que isso não impede a apreciação do novo trabalho de Brodkey, apesar de não ser para todos.

Texto Anterior: Modernos de Tóquio saem à luz do dia
Próximo Texto: FILMES NA TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.