São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Chen Kaige acha beleza na aridez

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Filme: A Vida sobre um Fio
Produção: China, 1991, 110 min.
Direção: Chen Kaige
Canal: Cultura, 22h30

A Cultura faz uma ligeira modificação no título brasileiro deste filme, lançado em cinemas e vídeo como "A Vida sobre um Fio" (na TV, está sendo anunciado como "A Vida por um Fio").
Um detalhe que não altera a substância das coisas, nesta obra que contraria a imagem que se criou do cinema chinês. Tanto os filmes de Zhang Yimou como "Adeus Minha Concubina", do próprio Kaige, levaram a crer numa China dominada pela estética, em que a atenção à beleza chega a sobrepor-se àquilo que se tem a dizer (sobretudo em Yimou).
Aqui, estamos diante de um terreno árido: um velho músico cego e seu discípulo também cego são os personagens centrais. O velho vive na esperança de que, ao romper-se a milésima corda de seu instrumento, poderá enxergar.
As paisagens são o lado visível dessa aridez: uma espécie de mutismo arrasador as habita. No entanto, a beleza está lá. Talvez menos imediata, mas com certeza mais intensa. "A Vida" é produto de uma direção mais que firme: feliz é a palavra.(Inácio Araujo)

A coluna de JOSÉ SIMÃO está publicada no caderno "Copa 94", à pag. 4-7

Texto Anterior: FILMES NA TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.