São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A inflação de julho

DEMIAN FIOCCA

Erramos: 28/06/94
Está incorreta a inflação em real projetada para julho, publicado no quadro Cenários, junto a este artigo. Em vez do valor 45,5%, o correto é 4,5%.
Aferindo à inflação de julho, haverá dois principais tipos de índices, cujos resultados serão muito diferentes. Mesmo denominados como "inflação de julho", os índices em verdade medem metade da inflação de junho e metade de julho.
Para exemplificar, suponhamos que em junho a inflação seja de 24% na primeira quinzena e 26% na segunda metade do mês, e que, ao não medir essa aceleração, a URV fique em 48%. Suponhamos para julho uma inflação de 4% para julho.
Índices que comparam os preços de junho em cruzeiros reais com os preços de julho em reais apresentam uma inflação de 28% (26% da segunda metade de junho mais 2% da primeira metade de julho).
Índices que comparam os preços em URV de junho com preços de real de julho computariam a diferença entre a URV e a inflação na segunda metade de junho, mais meia inflação de julho: (26% - 24%) + 2%, ou seja, de inflação.
Essa "inflação de julho" deve medir a perda de poder aquisitivo em julho e, eventualmente, corrigir valores de julho para agosto. Como os salários e demais direitos corrigidos pela URV já terão recebido os 24% da egunda metade de junho, é o segundo tipo de índice (de 4%) que dá corretamente a perda de poder de compra.

Texto Anterior: Semana de cão prepara entrada do real
Próximo Texto: Aplicação diversificada rende 47,49%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.