São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
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'Dorotéia' não passa do oba-oba

NELSON DE SÁ

Por que Nelson Rodrigues não funciona? Entra montagem, sai montagem e o grande autor não pega. Como agora, com "Dorotéia". As atrizes, todas elas jovens, estão bem. O diálogo é musical, um prazer de ouvir. Mas os personagens não crescem como deveriam. A trama permanece uniforme. A apresentação inteira se arrasta.
Talvez seja a reverência, o deslumbramento. Alguns poderiam culpar os herdeiros, que cobram com exagero o respeito ao diálogo integral. Mas isso não é nenhuma camisa-de-força, como se insinua: não haveria mesmo o que mudar, no texto obsessivamente perfeito de Nelson Rodrigues. Mas respeitar o diálogo não é respeitar a velha encenação, de quando o diálogo foi escrito.
Como acontece com Shakespeare, geração após geração, o teatro de Nelson Rodrigues merecia mais do que exibições museológicas, com rubricas criadas nos anos 40. Merecia um Nelson Rodrigues dos anos 90, ou do fim do século.
Dorotéia, Farsa Irresponsável.
Centro Cultural São Paulo, sala Paulo Emílio. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso, zona sul. Tel. 277-3611. Quinta a sábado: 21h30. Domingo: 20h30. Ingressos: CR$ 8.500. Até 10 de julho.

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