São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hollywood atualiza os Flintstones

FERNANDO CANZIAN

O filme "Os Flintstones" é uma cópia em carne e osso do desenho animado criado para a TV em 1960 pela dupla William Hanna e Joseph Barbera. Na televisão, ainda é visto em todo o mundo por 300 milhões de pessoas em 22 idiomas diferentes.
A trama dessa versão para o cinema também é muito parecida com várias outras contadas no desenho. Fred Flintstone (interpretado por John Goodman) luta para subir na vida e ficar rico, conquistando um trabalho mais fácil na pedreira do patrão, o velho sr. Slate.
A mesma história de sempre pode decepcionar um pouco o público que vai ao cinema esperando algo mais. Mas o roteiro chega a ser secundário no filme. Toda a atmosfera de Bedrock –com os carros movidos "a pernadas", animais que substituem eletrodomésticos e objetos da "Idade da Pedra moderna"– foi recriada de forma sensacional, com detalhes que dão vontade de assistir mais uma vez para descobrir algo que passou despercebido.
A história também é renovada com uma série de elementos atuais que não existem no desenho. As novidades deixam o filme delicioso, embora crianças possam ficar confusas por não entenderem do que se trata. Fred ganha um cargo executivo na empresa do sr. Slate e tem um secretária chamada Sharon Stone. Elizabeth Taylor, no papel da sogra de Fred, vive dizendo a Wilma (Elizabeth Perkins) que ela deveria ter se casado com o sr. Firestone, "aquele que inventou a roda", e não com Fred Flintstone (que quer dizer pedra dura).
Quando Fred começa a ficar rico e compra um novo triturador de alimentos, uma espécie de javali jurássico, o bicho vem da loja dentro de uma caixa cheia de bolinhas de isopor de proteção.
Em várias outras passagens o filme supera o desenho, mas sem perder a identidade com o original. Todos os barulhos, pancadas na cabeça com bolas de boliche e lambidas do dinossauro de estimação Dino também estão no filme.
"Os Flintstones" –que é exibido no Brasil em versões legendada e dublada– é o maior sucesso de bilheteria nos EUA desse ano. Arrecadou US$ 100 milhões nas quatro primeiras semanas em cartaz.

The Flintstones
O Filme (The Flintstones). Direção de Brian Levant. A estréia estava programada para sábado, 25, nos cines Comodoro, Ipiranga 1 e 2, Metro 1 e 2, Metrópole, Astor, Top Cine, Gemini 1 e 2, Center Iguatemi 1 e 3, Eldorado 4 e 5, Morumbi 1, 2, 3 e 4, Ibirapuera 1 e 2, Lar Center 2 e 3, Interlagos 5 e 6, Center Penha 1 e 2, e Aricanduva 2, 3, 4 e 5. Salas e horários a confirmar.

Texto Anterior: O Rei se inclina a uma boa causa
Próximo Texto: Um inferninho dentro de casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.